Alice in Chains e as músicas mais tristes do Grunge
Reprodução/YouTube

O público que acompanha o movimento Grunge foi presenteado ao longo dos anos com bandas talentosíssimas que lançaram uma série de clássicos, principalmente na primeira metade da década de 1990.

Relembrando algumas canções deste subgênero do Rock Alternativo, fãs do estilo se uniram recentemente para selecionar as melhores músicas para se ouvir quando nos sentimos tristes.

As faixas escolhidas têm aspectos chave, como sonoridade e letras cruas e emocionais, que contribuem fortemente para intensificar o estado emocional daquele ouvinte.

Fãs de Grunge escolhem músicas mais tristes do gênero

Entre as respostas, estão músicas de grandes nomes do Grunge como Pearl Jam, Alice in Chains, Nirvana, Soundgarden e muitos outros (via Loudwire).

Um dos destaques mencionados é o supergrupo Mad Season, composto por três ícones já falecidos – Layne Staley (Alice in Chains), Mark Lanegan (Screaming Trees) e John Baker Saunders (The Walkabouts) – ao lado de Mike McCready (Pearl Jam) e Barrett Martin (Screaming Trees). Ao falar sobre “River of Deceit”, um fã do gênero declarou no Reddit:

‘River of Deceit’ estava na minha playlist diária no outono e inverno. A temporada de fim de ano é sempre muito difícil para mim.

Aliás, parece que o grande campeão é mesmo o Alice in Chains, citado diversas vezes na discussão. Uma das mais escolhidas pelos internautas foi “Nutshell”, do disco de 1994 Jar of Flies, e um dos fãs que escolheu essa música declarou:

E assistir ao vídeo da MTV com o Layne me deixa triste por vê-lo assim e saber do seu futuro. O dobro da emoção.

Outro admiradora do Grunge justificou sua escolha por “Don’t Follow”, dizendo:

‘Don’t Follow’ sempre me atinge. Layne sabia que estava se matando, mas não conseguia se livrar do vício. Os vocais de Jerry na primeira parte sobre ver seu amigo seguir esse caminho são angustiantes.

O Nirvana também esteve entre os mais citados, com destaque para “Lithium”; segundo um fã, a música é “catártica”, especialmente ao ouvi-la “gritando junto no volume máximo até os olhos lacrimejarem e a garganta ficar destruída”. Quem nunca?

O Pearl Jam tem música pra tudo?

Já com relação às faixas do Pearl Jam que integram a lista, a mais mencionada pelo público, para a surpresa de quase ninguém, foi “Black”, parte do disco de estreia Ten (1991). Ainda assim, um dos fãs apontou que a banda de Eddie Vedder tem músicas para cada estado de espírito:

Eu administro minha vida com base na verdade universal de que existe uma música do Pearl Jam para cada ocasião: se eu estiver chateado, bravo/triste – ‘Rearviewmirror’; se eu estiver sozinho e triste – ‘Come Back’. Se estou triste – ‘Just Breathe’. Se eu cansei de um lugar triste – ‘Gone’. Se estou com saudades de casa – ‘Thumbing My Way’.

E olha que são só alguns exemplos! Em tempo, na lista de 25 músicas que você confere abaixo, outro destaque ficou por conta do Blind Melon – mas alguns fãs apontaram que a banda não deveria ser considerada parte do Grunge. O que você acha?

As 25 músicas mais tristes do Grunge segundo fãs

Mad Season – “River of Deceit”

Mad Season – “Long Gone Day”

Mad Season – “Wake Up”

Alice in Chains – “Nutshell”

Alice in Chains – “Don’t Follow”

Alice in Chains – “Rotten Apple”

Alice in Chains – “Down in a Hole”

Alice in Chains – “Would?”

Alice in Chains – “Frogs”

Alice in Chains – “Sludge Factory”

Alice in Chains – “Black Gives Way to Blue”

Pearl Jam – “Black”

Pearl Jam – “Rearviewmirror”

Pearl Jam – “Indifference”

Pearl Jam – “Just Breathe”

Nirvana – “Something in the Way”

Nirvana – “Polly”

Nirvana – “Dumb”

Nirvana – “You Know You’re Right”

Nirvana – “Lithium”

Soundgarden – “Fell on Black Days”

Soundgarden – “Zero Chance”

Soundgarden – “Burden in My Hand”

Soundgarden – “Boot Camp”

Blind Melon – “Change”

Blind Melon – “Walk”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!