Kanye West e Lana Del Rey estão entre artistas fora do Rock influenciados pelo Red Hot Chili Peppers
Fotos de Kanye West e Lana Del Rey via Wikimedia Commons / Foto do Red Hot Chili Peppers via Divulgação

Red Hot Chili Peppers é uma das bandas mais famosas do Rock mundial. Acontece que, além de toda sua influência dentro do próprio gênero, o grupo também conseguiu ir mais longe durante sua trajetória e foi referência para nomes famosos que vão do Pop ao Rap.

Ícones como Kanye West já se declararam pelo trabalho de Anthony KiedisFleaChad SmithJohn Frusciante (e todos os outros guitarristas da banda, claro) em mais de uma ocasião. Ainda que nem todos eles incorporem elementos perceptíveis do RHCP em suas músicas, é interessante ver como muitas vezes o processo criativo passa por diversas camadas.

Confira abaixo cinco exemplos de artistas de fora do Rock que foram influenciados pelo Red Hot Chili Peppers!

5 artistas fora do Rock que foram influenciados pelo Red Hot Chili Peppers

Anderson .Paak

Parte do projeto Silk Sonic, de Bruno Mars, o sempre ótimo Anderson .Paak tem uma relação forte com o groove e o Funk. Ainda que nunca tenha falado publicamente sobre sua admiração pela banda, Anderson já chegou a tocar com Flea durante uma jam na Argentina, como você pode ver pelo vídeo abaixo resgatado pelo portal Cool Accidents.

Kanye West

Em uma entrevista à BBC, Kanye West deixou muito claro que seu estilo de música preferido é o Rock. Ele complementou, citando justamente os Peppers:

Eu ouço Red Hot Chili Peppers e eu ouço uma das minhas músicas, e se eu não te dou a mesma emoção, eu volto atrás e refaço.

O rapper até chegou a estar especulado em uma turnê conjunta com a banda, mas isso nunca aconteceu. Quem sabe no futuro?

Lana Del Rey

Lana Del Rey já foi vista algumas vezes em shows do Red Hot Chili Peppers, mas deixou mais clara do que nunca a sua inspiração na banda quando lançou o disco Norman Fucking Rockwell, de 2019. Ela citou literalmente o grupo como uma das referências para o álbum, premiado em diversas esferas na época.

Milky Chance

Mais ligado ao Pop e Eletrônico, o duo alemão Milky Chance também citou o Red Hot como influência, e ainda destacou especificamente o trabalho de John Frusciante. O vocalista e guitarrista Clemens Rehbein explicou:

John Frusciante é uma grande influência pra nós, provavelmente mais até para o Philipp [Dausch, baixista]. Eu ouço mais as coisas do Red Hot Chili Peppers e o Philipp gosta mais de suas coisas solo. Ele é simplesmente um guitarrista incrível que definitivamente nos influenciou. Há vários caras diferentes também. Se você gosta de John Frusciante, você gosta de Jimi Hendrix porque essa era a grande influência de Frusciante, e eu sou um grande fã do Hendrix como qualquer outra pessoa que foca em guitarras.

Sabendo disso, difícil não perceber a inspiração no hit “Stolen Dance”, né?

SZA

Atração do Lollapalooza Brasil 2024, a incrível SZA é uma sensação do R&B e Hip Hop. No entanto, em entrevista com a Pitchfork, ela revelou que quando era mais jovem teve uma fase roqueira e até metaleira (!) que incluiu uma relação forte com bandas como Nine Inch NailsLimp Bizkit.

O RHCP, claro, foi mencionado pela cantora, que também deu mais detalhes sobre seus hábitos da adolescência:

Eu me vestia do mesmo jeito. Eu falava do mesmo jeito. Eu provavelmente estou vivendo com a mesma inteligência do colégio, honestamente. Eu tinha jeans da JNCO e usava umas 30 pulseiras ao mesmo tempo. Muita coisa ao mesmo tempo.

Fica a expectativa de ouvir um pouco mais desse lado em trabalhos futuros!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!