Foto stock de cerveja
Foto via Pixabay

Uma pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) buscou conhecer os países que mais consomem cerveja no mundo atualmente, e nenhuma nação da América do Sul apareceu no estudo.

O topo da lista foi ocupado pela Dinamarca, seguida pela Romênia e Reino Unido, provando que a Europa é, sem dúvidas, o continente com os maiores consumidores de cerveja.

Os investigadores, ao relatarem seus dados, também citaram outros países europeus como Itália, Alemanha e Luxemburgo, além da Turquia, localizada no Oriente Médio (via NYPost):

Quase um em cada cinco adultos (19%) relatou consumo excessivo de álcool episódico pelo menos uma vez por mês, em média, em 29 países em 2019. Esta proporção varia 10 vezes, desde menos de 3% na Turquia e Itália até mais de 30% na Alemanha, Luxemburgo, Reino Unido e Dinamarca, bem como na Roménia.

Para o estudo, foi considerado “consumo excessivo de álcool” ingerir pelo menos seis bebidas em uma única situação. Alguém imaginava que o brasileiro ficaria de fora do ranking?

Pesquisa revela países que mais bebem cerveja

Os pesquisadores descobriram ainda que o consumo de álcool diminuiu em 23 países entre 2011 e 2021, com as maiores reduções acontecendo na Lituânia e na Irlanda. Por outro lado, a Letônia, o México e a Noruega registaram os maiores aumentos na mesma categoria.

Os dados do estudo também apontaram que cerca de 26% dos homens em todos os países consomem álcool em excesso pelo menos uma vez por mês, em comparação com 12% das mulheres.

Outros países citados pela pesquisa foram Estados Unidos, Grécia e Espanha. Vale lembrar que a Rússia não foi considerada porque não faz parte da OCDE, e as negociações para a sua inclusão foram interrompidas após a anexação da Crimeia em 2014.

Apesar de termos ficado de fora dos dados, é sempre bom lembrar de beber com moderação e nunca dirigir depois de consumir álcool!

LEIA TAMBÉM: Andreas Kisser celebra sobriedade e faz lista com as melhores cervejas sem álcool

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!