Red Hot Chili Peppers em Brasília
Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

Nesta terça-feira (7), o Red Hot Chili Peppers fez o primeiro show de sua carreira em Brasília. Ainda que a apresentação na capital federal tenha sido um sonho realizado para muita gente, a verdade é que diversos fãs saíram insatisfeitos com a performance do RHCP.

A atual turnê da banda tem tido shows com duração média de 1 hora e 40 minutos, o que por si só já frustra muita gente e acaba obrigando os músicos a montar um repertório mais curto. O problema, para muitas das pessoas que foram ao show desta terça, é que o setlist final acabou deixando de fora alguns dos maiores sucessos do grupo.

Hits como “Otherside”, “Can’t Stop” e “The Zephyr Song” não foram tocados, o que gerou comentários negativos nas redes sociais. Como você pode ver nesta publicação ou nas respostas a uma postagem do TMDQA!, foram constantes as reclamações sobre a duração dos shows e sobre a escolha das músicas. Um fã, por exemplo, escreveu:

Verdade seja dita. O show é curto e sempre sacrificam grandes clássicos. Não estão tocando Otherside. Se tem Scar Tissue, não tem Zephyr Song ou vice-versa. Parece que os caras tão sempre com PREGUIÇA DE FAZER SHOW. 1h40? Aprendam com o Foo Fighters e o Metallica que tocam por quase três horas. Ou com o Paul McCartney que, com uns 100 anos de idade, toca 30 músicas (3 horas!). O show de Brasília não teve ‘Otherside’. Não teve ‘Under the Bridge’, não teve ‘Zephyr Song’. Pra ter essas músicas chupeta do novo disco. E custando mais de mil reais a pista premium 🤡🤡🤡

Como foi explicado acima, a turnê atual tem tido um setlist que alterna posições especialmente entre algumas das mais famosas. A abertura do show fica sempre entre “Can’t Stop” ou “Around the World”, mas as duas nunca são tocadas juntas; o mesmo acontece com “The Zephyr Song” e “Scar Tissue”, além de “Dani California” e “Snow (Hey Oh)”.

Especificamente no show de Brasília, a banda tocou apenas uma de suas cinco músicas mais ouvidas no Spotify: “Californication”. O resto do Top 5, composto por “Can’t Stop”, “Otherside”, “Under the Bridge” e “Snow (Hey Oh)”, ficou de fora.

Red Hot Chili Peppers fez show para fãs fiéis em Brasília

Como falamos na resenha da apresentação, o RHCP parece ter focado em seus fãs mais apaixonados para o show em Brasília. Em resposta aos comentários negativos, muitos se posicionaram a favor da variedade do repertório da banda, destacando por exemplo a preferência por “Universally Speaking” no lugar de “Otherside”, que já tinha rolado no Rio de Janeiro.

Muita gente celebrou também a presença de “Wet Sand”, que foi tocada pela primeira vez no Brasil no show de ontem. No entanto, era notável a baixa animação do público nessa parte da apresentação, assim como quando foram tocadas outras canções menos famosas como “I Like Dirt” e faixas do disco Unlimited Love como “These Are the Ways” e “Whatchu Thinkin’”.

Esta última, para efeito de comparação, tem pouco mais de 12 milhões de reproduções no Spotify, contra mais de 1 bilhão de “Otherside”. Mesmo ao falar de “I Like Dirt”, que está em Californication (1999), a diferença é gritante: a faixa tem apenas cerca de 21 milhões de streams, ficando bem atrás até mesmo de outras músicas esquecidas do disco como “Road Trippin’”, com quase 178 milhões de plays.

Red Hot Chili Peppers irritou fãs que queriam ouvir hits

A verdade é que, turnê após turnê, o Red Hot parece priorizar cada vez mais esses fãs apaixonados. O retorno de John Frusciante abre ainda mais espaço para isso, já que tem gerado ainda mais improvisos e jams no palco que tomam tempo de hits que poderiam estar sendo tocados.

E você, o que acha dessa decisão? Lembrando que você pode ver vídeos, fotos e o setlist completo do show em Brasília clicando aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!