Exclusivo: Drik Barbosa, Coruja BC1 e Zudizilla elegem discos perfeitos do Rap nacional
Arte: Bruce Rodrigues

Recentemente, o TMDQA! selecionou 10 discos do Rap nacional que não têm nenhuma música ruim. Agora, fomos saber a opinião de três gigantes da nova geração: Drik Barbosa, Coruja BC1 e Zudizilla.

Em participação no Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos! (assista aqui), o trio que tem mostrado a força do Hip-hop brasileiro em 2023 reverenciou clássicos do passado ao falarem sobre álbuns de Rap que são perfeitos.

No episódio especial em vídeo para celebrar 50 anos do Hip-hop, Coruja foi direto nas bases do nosso Rap e exaltou uma obra-prima dos Racionais MC’s (veja no corte em vídeo mais abaixo):

Eu não vou conseguir fugir de alguns discos muito óbvios, mas eles são os primeiros que vêm na minha cabeça. Eu acho o ‘Nada como um Dia após o Outro Dia’ [2002] o disco mais bem construído da história do Rap nacional, os interlúdios… E tem um detalhe especial nele que é tipo, as músicas são muito longas. E você não pular nenhuma faixa num disco longo é algo que tem que ser levado em consideração.

Continua após o vídeo

Racionais, MV Bill e Kamau foram lembrados

O rapper gaúcho Zudizilla também lembrou de um disco do mesmo ano de 2002, só que dessa vez de um gigante do Rap do Rio de Janeiro:

Eu vou no ‘Declaração de Guerra’ [2002] do MV Bill, cara, que eu acho esse disco sinistro demais. Acho que o primeiro Grime do Brasil mesmo tá ali naquele disco, aquela track com o Chorão. Aquele disco é muito embaçado, muito bem produzido e é um dos que eu não pulo faixa mesmo.

Já Drik Barbosa escolheu um álbum um pouco mais recente de uma referência do Hip-hop paulistano, de onde ela também veio:

O ‘Non Ducor Duco’ [Kamau, 2008] é um dos discos do Rap nacional que mais me tocam. Foi um dos discos que eu ouvi e falei, ‘É esse impacto que eu quero causar nas pessoas’. E até hoje é uma grandíssima referência esse álbum pra mim, eu sempre volto nele, em especial a música ‘Só’.

LEIA TAMBÉM: “Lenda viva”: Jon Batiste exalta brasileira Lia de Itamaracá e sua influência para novo disco [Podcast]

Assista ao Podcast TMDQA! com Drik Barbosa, Coruja BC1 e Zudizilla

Vale lembrar que Coruja BC1 lançou recentemente seu sexto disco chamado Versão Brasileira, Vol. 1, enquanto Zudizilla veio com a ambiciosa “ópera preta” Zulu: Quarta Parede, Vol. 3, seu quarto trabalho.

O último álbum cheio de Drik Barbosa é o autointitulado de 2019, mas ela revelou com exclusividade ao Podcast TMDQA! que já está preparando novidades para 2024. No ano passado, ela veio com o ótimo EP Nós.

O programa vai ao ar todas as sexta-feiras e você pode ouvir e assistir de graça nos apps de streaming e no YouTube. Participe das gravações com a gente e entre para o Grupo Secreto clicando aqui!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!