Peter Tosh ou Jimmy Cliff? A divertida confusão de Maria Zilda após fumar maconha com astro do Reggae
Imagens: Divulgação / Reprodução Twitter

Relaxamento, euforia, aumento do apetite e… esquecimento. Esses são alguns dos sintomas mais comuns do consumo de maconha, e a atriz Maria Zilda Bethlem pode atestar pelo menos o último depois de fumar um baseado com uma estrela do Reggae.

A artista, famosa por filmes como A Intrusa e novelas como Vereda Tropical e Guerra dos Sexos, tem relembrado uma história que aconteceu na TV Globo em 1980, nos bastidores das gravações da novela Água Viva.

Na ocasião, um dos maiores artistas jamaicanos foi convidado pela produção da emissora a fazer uma pontinha (trocadilho intencional) na novela, tocando seus maiores sucessos enquanto o elenco fazia uma espécie de sarau em volta.

Como é de costume entre músicos de Reggae, o cantor exigiu fumar a sua erva antes de gravar, e foi aí que Maria Zilda deu uma escapadinha para fumar com ele nas cochias da Globo!

Maria Zilda Bethlem confunde astros do Reggae

Acontece que, a cada vez que relembra esse causo, Maria Zilda Bethlem confunde Peter Tosh – ex-integrante do The Wailers e intérprete de “Johnny B. Goode” – com Jimmy Cliff, multi-artista conhecido principalmente pelo hit “I Can See Clearly Now”.

A primeira vez que contou a história foi numa live em seu Instagram em 2020, quando disse que o dono do baseado era Jimmy Cliff.

Em 2021, em outra transmissão ao vivo nas redes, ela citou o nome de Peter Tosh. Recentemente, em participação no podcast Papagaio Falante, sua memória voltou para Jimmy Cliff outra vez:

Tinha uma tapadeira [no estúdio], e atrás ficava a turma do Jimmy Cliff se entorpecendo. Aí eu, ousada, fui dar uma voltinha pelo cenário porque não tinha fala nenhuma. Abri a cortina e perguntaram: ‘wanna smoke?’. Eu achei que ele ia me dar dois tapinhas do baseado dele, mas ele disse ‘não, cada um tem o seu’, e deu um inteiro na minha mão. O que eu ia fazer? Ia dizer ‘não, obrigada’? Virar as costas pro Jimmy Cliff? Seria uma ofensa!

Aí eu peguei o bagulho e fumei, fumei, fumei. E voltei pro cenário eu estava assim… chapada. Aí o pessoal da produção disse: ‘ela achou o Jimmy Cliff!’. E eu respondi ‘poxa, nunca mais eu ia ter essa oportunidade!’.

Afinal, foi com Peter Tosh ou Jimmy Cliff?

Em 1980, o Reggae estava se popularizando cada vez mais no Brasil, e dois ícones do estilo vieram para o nosso país: Bob Marley e… Peter Tosh!

Este último se apresentou no Festival Internacional de Jazz de São Paulo, e quando passou pelo Rio de Janeiro foi convidado pela TV Globo para participar da novela Água Viva, tocando as músicas “Creation”, “Don’t Look Back” e “Bush Doctor”.

Então está solucionado o mistério. Mas essa pequena amnésia de Maria Zilda é bastante justificável, né?! Veja abaixo os vídeos da participação de Tosh na novela, e da atriz global confundindo os cantores quase 25 anos depois.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!