Lulu Santos em 2009
Foto de Lulu Santos via Shutterstock

Lulu Santos, dono de uma série de hits atemporais, compartilhou recentemente um pouco sobre a história de um dos seus maiores clássicos, a música “Como uma Onda”.

Durante sua participação no podcast Quem Pode, Pod, o lendário músico brasileiro contou a Gio Ewbank e Fernanda Paes Leme que a icônica canção não estava prevista para ser a música de trabalho do seu disco O Ritmo do Momento, lançado em 1983.

Lulu apontou que inicialmente escolheu como single a faixa “Adivinha o Quê” — porém, assim como aconteceu com outros artistas, a faixa foi censurada pela Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP), responsável por analisar todas as obras artísticas antes de serem executadas nos meios públicos no período da Ditadura Militar.

Com isso, ele decidiu apostar em “Como uma Onda”, música escrita por ele em parceria com o jornalista e compositor Nelson Motta. No podcast, Lulu lembrou do dia em que foi informar sua escolha aos divulgadores da gravadora responsável por seu álbum:

Eu me montei às 9h da manhã, porque eu sabia que às 9h30 os divulgadores saíam da gravadora Warner e iam para as rádios fazer a caitituagem, incomodar os radialistas pra tocar, ou incomodar de alguma forma.

No entanto, nem tudo correu como o esperado…

Lulu Santos relembra história de “Como uma Onda”

Depois de informar que “Como uma Onda” seria sua aposta, Lulu Santos revelou que não foi levado a sério pelos profissionais:

Um divulgador levantou e tirou o outro pra dançar e ficaram tirando sarro da minha cara, porque era um bolero. E naquela época [o popular] era rock!

Porém, o artista confessou que aquela reação o motivou a continuar acreditando no potencial da música e contou como foi a resposta depois de uma semana que ela estava tocando nas rádios:

A música foi pra rádio. Oito dias depois eu acordei e comecei a ouvir rádio. Tirei, tirei, tirei, quando deu 3h da tarde eu tinha ouvido a música oito vezes. Ai eu falei, ‘Essa foi’.

A canção foi tão bem aceita que ajudou a impulsionar a carreira de Lulu Santos na época e se tornou um dos seus maiores hits, sendo celebrada até hoje pelos fãs do cantor. Veja o relato na íntegra a seguir (ou clicando aqui) e aproveite para relembrar esse hit em seguida!

 

View this post on Instagram

 

A post shared by £uX (@lulusantosoficial)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!