Lulu Santos
(foto: Divulgação/Leo Aversa)

Há dois anos, durante entrevista na Rádio CBN, Lulu Santos fez um diagnóstico do Rock dizendo que o estilo é como “uma prisão”. Agora, essa declaração foi resgatada e mostrou que pouca coisa mudou de 2021 para 2023.

Um dos maiores compositores e guitarristas do Brasil, Lulu disse ao apresentador Dan Stulbach que no início de carreira considerava o Rock muito excludente, masculino e branco, citando o exemplo de artistas pioneiros negros que não tiveram o devido reconhecimento.

Em um trecho polêmico, Lulu Santos trouxe o assunto para os dias de hoje ao comparar subgêneros mais pesados do Rock a uma revista de tendência conservadora:

Eu gosto de Rock, tenho elementos de Rock na minha formação. Eu sou uma criatura da década de 70, e às vezes eu sentia que o Rock era uma prisão. O Rock é muito excludente, muito masculino, muito branco, muita camiseta preta, quanto mais pesado vai ficando mais ‘Isto É’.

Eu me lembro daquele episódio em Nova Iorque no final dos anos 70, quando um DJ maluco fez uma manifestação ‘Disco sucks’, e um monte de gente queimou álbuns de Disco. Uma coisa proto-fascista, assim. É um ponto que eu sempre observei no Rock. Sempre gostei muito de R&B e Blues, mas esses caras foram apresentados pelos Rolling Stones da vida.

Lucas Silveira apoia Lulu Santos

Depois do resgate dessa entrevista (via Whiplash), muitos fãs de Rock estão exibindo esse mesmo preconceito a que Lulu Santos se referiu, dizendo que ele “não é Rock” e chamando o assunto de “papinho de merda”.

Já o líder da Fresno, Lucas Silveira, listou alguns pontos que mostram que o raciocínio de Lulu há dois anos estava certo, e comemorou uma gradativa mudança no Rock:

Quem responde xingando 1 – comprova a tese do Lulu. 2 – não aguenta 10 segundos num duelo de guitarra com ele. 3 – é ‘incelzinho’ sem interpretação de texto e sem visão de mundo. 4 – que bom que devagarinho isso ta mudando, de certa forma.

E você, acha que o Rock poderia e deveria ser mais inclusivo? Abaixo, você pode assistir à entrevista de 2021 de Lulu Santos para a Rádio CBN na íntegra.

LEIA TAMBÉM: Lobão chama CPM22 de “banda lixo” e detona Lulu Santos em áudio vazado

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!