Gabriel O Pensador ressucita o velho cacique em
Foto: Divulgação

26 anos depois, o velho cacique que protagoniza a letra de “Cachimbo da Paz”, clássico de Gabriel O Pensador, ainda estaria desapontado com a forma como o Brasil lida com a violência contra indígenas e a guerra às drogas.

Pensando nisso, o cantor se reuniu com Lulu Santos e ainda convidou o rapper Xamã – que tem ascendência indígena – para lançar “Cachimbo da Paz 2”, faixa que dá sequência ao hit do álbum Quebra-Cabeça, de 1997.

Acompanhada por um videoclipe muito bem produzido, a música conta a história da ressurreição do velho cacique apenas para se deparar com uma sociedade ainda mais atrasada em alguns aspectos, especialmente a legalização da maconha:

  • Nessa sociedade a ansiedade faz estrago / O remédio é natural, demorou ser liberado! / É que a venda dessa erva continua proibida / Mas as suas substâncias salvam vidas / Enquanto muitas outras são perdidas numa guerra sem sentido

Muitos versos fazem referência à música original de 1997, inclusive o flow de Gabriel e Xamã na hora de rimar. A principal novidade é a sonoridade, que incorpora batidas de Boom Bap e Trap.

Assista ao clipe de “Cachimbo da Paz 2”, com Lulu Santos e Xamã, no player ao final da matéria!

Gabriel O Pensador e “Cachimbo da Paz 2”

Em comunicado, Gabriel O Pensador falou sobre a necessidade de modernizar a música e a letra em pleno 2023:

A letra original do ‘Cachimbo da Paz’ retrata um país hipócrita e tem como personagem principal um cidadão comum oprimido pelo sistema representado pelo cacique indígena. Com essa nova música, trazemos a percepção de que, 25 anos depois, a realidade continua a mesma e os problemas são varridos para debaixo do tapete.

Certas questões importantes como essa [legalização da maconha] são deixadas de lado apesar de gerarem problemas incalculáveis: mortes, violência, guerra, sofrimento, e isso me inspirou a ressuscitar o velho cacique, que ao voltar à vida acaba se deparando com um quadro ainda pior em certos aspectos.

A faixa antecipa um novo álbum do cantor, ainda sem título ou data de lançamento revelada.

LEIA TAMBÉM: “Samba é resistência”: Ailton Krenak e Twry Pataxó falam sobre origens indígenas do samba ao Podcast TMDQA!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!