Andreas Kisser e Rafael Bittencourt conversam no Podcast Amplifica
Reprodução/YouTube

Dois grandes guitarristas da nossa história se encontraram no último mês no Podcast Amplifica. Apresentado por Rafael Bittencourt, do Angra, o programa recebeu Andreas Kisser, do Sepultura.

Durante o papo, as duas referências no Heavy Metal brasileiro comentaram o impacto dos solos de guitarra (ou a ausência deles) no Rock atual.

Enquanto falava sobre Eddie Van Halen, um dos maiores guitarristas do planeta que nos deixou em 2020, Bittencourt explicou que ele podia fazer os solos antes mesmo de ouvir as músicas. Já a maioria dos demais instrumentistas, segundo ele, coloca solos sem necessidade.

Kisser trouxe o assunto para a música brasileira, dizendo que os anos 80 privilegiaram os solos de saxofone, muito presentes em bandas como Titãs e Os Paralamas do Sucesso:

Essa é uma das grandes críticas que eu tenho ao Rock nacional. Teve aquele ‘limbo’ entre o final do Led Zeppelin e a chegada do Van Halen em que o saxofone começou a tomar conta dos solos, com a guitarra em segundo ou terceiro plano. E aqui no Brasil não foi diferente, bandas como Titãs, Paralamas… o Ultraje a Rigor tinha uma pegada um pouco mais Metal, e o Barão Vermelho também era um pouco menos ‘tímido’. Mas o resto…

Rafael, então, respondeu concordando com o colega de profissão:

Eu endosso a sua indignação, e acho que esses músicos deveriam ter brigado. Tinham que ter falado ‘Não, pô, temos que ensinar as pessoas a gostarem disso’, a cultura da guitarra.

Andreas finalizou:

Na nossa história tem Lanny Gordin, Luiz Carlini, Sérgio Dias, a banda 14 Bis… uns puta guitarristas fazendo uns puta solos, e os solos sendo importantes nas músicas. Só que veio a década de 80 e mudou isso, mudou o conceito. Tanto que eu detestava o pedal ‘chorus’. Porque todo mundo usava aquela porra! […] O Tony Bellotto [dos Titãs] me falou uma vez que teve que ir pro estúdio regravar as guitarras pra poder tocar na rádio. É brutal isso.

E aí, você concorda?

Andreas Kisser exalta Marina Lima e Lulu Santos

Além de Barão Vermelho, 14 Bis e Ultraje a Rigor, mais adiante no papo Rafael Bittencourt e Andreas Kisser exaltaram Marina Lima e Lulu Santos como artistas que dão espaço para os solos de guitarra em suas músicas.

Nesta outra matéria, te mostramos as declarações do guitarrista do Sepultura no Amplifica sobre o luto pela perda da esposa, e sobre pessoas que se negam a mudar de opinião e evoluir na vida.

Abaixo, assista ao corte em que essas verdadeiras lendas do Metal nacional comentam a falta de solos de guitarra no Brasil.

LEIA TAMBÉM: The Edge (U2) diz que guitarras estarão “no foco do mainstream” em um ou dois anos

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!