Oasis, Dr. Dre, Snoop Dogg e mais músicas dos Anos 90 com 1 bilhão de reproduções no Spotify
Reprodução/YouTube

As plataformas de streaming são uma invenção recente e, incontestavelmente, não dá pra mensurar o sucesso de bandas apenas por elas. Afinal de contas, uma verdadeira era de ouro de décadas como os Anos 90 só chegaram aos serviços anos depois, quando eles foram lançados ao público.

Mesmo assim, hits dessa época são tão famosos que já conseguiram números realmente impressionantes no Spotify. Faixas que marcaram época há algumas décadas seguem acumulando reproduções na plataforma e, em alguns casos, já entraram até mesmo para o cobiçado “Clube do Bilhão”.

O título se reserva às músicas que já adquiriram mais de 1 bilhão de streams durante seu tempo no Spotify, o que mostra que o feito é ainda mais impressionante para bandas que surgiram em épocas passadas. Por sorte, uma playlist oficial do Spotify reúne todos os sucessos que já alcançaram esse status.

Confira abaixo uma lista com 10 canções dos Anos 90 que estão por lá!

Goo Goo Dolls – “Iris” (1998)

Um dos hits mais bonitos dos Anos 90, “Iris” do Goo Goo Dolls é quase uma definição perfeita de one-hit wonder. Uma pena, considerando a ótima carreira da banda, mas a música já tem cerca de 1,3 bilhão de reproduções contra apenas 251 milhões da segunda faixa mais famosa, “Slide”.

R.E.M. – “Losing My Religion” (1991)

O caso do R.E.M. é bastante interessante, já que muita gente no passado conheceu a banda por conta do hit “It’s the End of the World as We Know It (And I Feel Fine)”, mas a música que realmente sobreviveu ao teste do tempo foi “Losing My Religion”. Já são 1,1 bilhão de streams, contra 204 milhões do outro hit — que perdeu até o posto de segundo mais ouvido para “Everybody Hurts”, que já acumula 375 milhões de reproduções.

Oasis – “Wonderwall” (1995)

Falando em sobreviver ao teste do tempo, o Oasis é definitivamente uma banda que se encaixa nessa definição, com diversos sucessos e muita aclamação entre o público mais jovem. Ainda assim, a prova de que realmente o Clube do Bilhão é uma marca impressionante é que apenas “Wonderwall” chegou lá, com 1,75 bilhão de reproduções; a segunda colocada é “Don’t Look Back in Anger”, com 743 milhões.

Radiohead – “Creep” (1993)

Você já deve ter cansado de ler sobre como o Radiohead não é lá grande fã de “Creep” ou, diga-se de passagem, do disco de estreia Pablo Honey como um todo. O problema é que o mundo todo adora a canção, que já acumula 1,3 bilhão de reproduções e está bem à frente do segundo maior hit — “No Surprises”, com 500 milhões de streams.

Red Hot Chili Peppers – “Under the Bridge” (1991)

O ano de 1991 foi bastante prolífico para grandes hits da música internacional e o Red Hot Chili Peppers marca presença com a belíssima “Under the Bridge”, que já acumula quase 1,2 bilhão de reproduções e é a faixa mais popular da banda no Spotify. Mas não é a única do grupo nesta lista, já que “Californication” também bateu a marca algum tempo depois. E vale ressaltar que “Can’t Stop” já está nos 990 milhões…

Nirvana – “Smells Like Teen Spirit” (1991)

Grande hit do Grunge, “Smells Like Teen Spirit” é com folga a música mais popular do Nirvana no streaming. São mais de 1,7 bilhão de plays, mas, curiosamente, a banda também viu recentemente a entrada de “Come As You Are” no Clube do Bilhão, com a música atingindo 1,07 bilhão quando da publicação desta lista.

Metallica – “Enter Sandman” (1991)

Falando em bandas com mais de uma música no Clube do Bilhão, o Metallica passou a ter dois hits por lá recentemente. O primeiro foi “Enter Sandman”, que já está perto de chegar em 1,2 bilhão de streams, mas recentemente “Nothing Else Matters” também atingiu o feito.

Coolio – “Gangsta’s Paradise” (1995)

Para além do Rock e do Pop, o Rap também foi um estilo com muita força nos Anos 90. Um dos principais responsáveis pela ascensão do estilo foi Coolio, com seu mega hit “Gangsta’s Paradise”, que se mantém muito vivo e já tem 1,4 bilhão de reproduções na plataforma.

O mais impressionante é que o segundo maior sucesso do rapper, “Fantastic Voyage”, tem apenas 29 milhões de streams.

 

AC/DC – “Thunderstruck” (1990)

Banda mais antiga desta lista, o AC/DC é muito mais associado a outras décadas e tem dois grandes hits do passado no Clube do Bilhão (“Highway to Hell” e “Back in Black”). Acontece que os caras ainda conseguiram levar esse sucesso pro comecinho dos Anos 90 com “Thunderstruck”, que já tem impressionantes 1,25 bilhão de plays.

Dr. Dre & Snoop Dogg – “Still D.R.E.” (1999)

Voltando ao Rap para fechar a lista, temos uma das parcerias mais famosas do gênero com o encontro de Dr. DreSnoop Dogg em “Still D.R.E.”, lançada em 1999. Muito viva até hoje como clássico do Hip Hop e até como meme, a canção já soma quase 1,25 bilhão de streams e pode em breve ganhar a companhia de “The Next Episode” no Clube do Bilhão, já que o hit está com 868 milhões de reproduções.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!