O Senhor dos Anéis
Foto: Divulgação

Você já parou para pensar qual seria a melhor trilha sonora do cinema? Se você gosta de assistir a filmes, com certeza deve ter alguns clássicos da sétima arte que passaram pela sua cabeça.

No entanto, provavelmente O Senhor dos Anéis não seja uma primeira opção. Para a surpresa de muitos, a adaptação de Peter Jackson para a série de livros escritos por J. R. R. Tolkien ficou no topo da seleção anual do Movie Music Hall of Fame, como é conhecido o ranking de trilha sonora de cinema da Classic FM.

A popular estação de rádio britânica assumiu a árdua missão de listar as 100 melhores trilhas sonoras já realizadas para o cinema, e o primeiríssimo lugar ficou justamente com a épica obra de aventura.

Como informou o The Hollywood Reporter, mais de 10 mil pessoas votaram na edição deste ano e o vencedor foi revelado no domingo  (27) por Jonathan Ross, antigo apresentador do programa de filmes da BBC.

Trilha sonora de O Senhor dos Anéis

A emocionante trilha foi composta pelo excelente Howard Shore, que falou à rádio sobre a honra de ver sua obra ser eleita a música de cinema favorita do Reino Unido:

Muito obrigado a todos os ouvintes da Classic FM. Estou muito feliz por ter conseguido aproximá-los um pouco mais da Terra Média de Tolkien.

A trilha sonora de O Senhor dos Anéis, vale lembrar, ganhou três Oscars, três Globos de Ouro e quatro Grammys, ficando à frente de algumas das mais reconhecidas trilhas de cinema de todos os tempos, incluindo as músicas de John Williams para A Lista de Schindler e Star Wars, que ficaram em segundo e terceiro, respectivamente.

Além de O Senhor dos Anéis, Shore foi mencionado na lista pelo seu trabalho na trilogia O Hobbit, cuja trilha ficou apenas em 80º lugar. Confira as 20 primeiras colocações ao final da matéria e a lista completa aqui.

John Williams e Hans Zimmer também se destacaram

Apesar de não estar no topo, John Williams é, segundo o ranking, o compositor mais popular do Reino Unido. Ele apareceu cinco vezes entre as 20 primeiras trilhas sonoras da seleção e 11 entre as 100 do quadro geral.

Outra figura imponente foi Hans Zimmer, segundo compositor de cinema mais popular, de acordo com os números da Classic FM. Ele acumulou dez entradas no Top 100, incluindo filmes como Gladiador (5) e Interestelar (17).

Deve-se ainda fazer uma menção honrosa ao saudoso Ennio Morricone, compositor italiano que marcou presença na lista com cinco de suas inesquecíveis trilhas de cinema, incluindo Três Homens em Conflito (9), A Missão (10) e Cinema Paradiso (26).

LEIA TAMBÉM: Depois de “Get Back”, Peter Jackson revela que pode dirigir novo projeto sobre os Beatles

As 20 melhores trilhas sonoras de cinema da história

20. Klaus Badelt – Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra
19. James Horner – Titanic
18. Nino Rota – O Poderoso Chefão
17. Hans Zimmer – Interestelar
16. Elmer Bernstein – Sete Homens e Um Destino
15. Maurice Jarre – Doutor Jivago
14. Nigel Hess – O Violinista que Veio do Mar
13. John Williams – Indiana Jones*
12. Vangelis – Carruagens de Fogo
11. John Williams – Harry Potter e a Pedra Filosofal
10. Ennio Morricone – A Missão
9. Ennio Morricone – Três Homens em Conflito
8. John Williams – Jurassic Park
7. John Barry – Dança com Lobos
6. Debbie Wiseman – Wilde – O Primeiro Homem Moderno
5. Hans Zimmer – Gladiador
4. John Barry – Entre Dois Amores
3. John Williams – Star Wars
2. John Williams – A Lista de Schindler
1. Howard Shore – O Senhor dos Anéis

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!