Beatles quase fizeram filme de Senhor dos Anéis

Em entrevista para a BBC News (via NME) para divulgar seu documentário sobre os Beatles, o diretor Peter Jackson lembrou de quando John Lennon e companhia tentaram adaptar a famosa saga literária O Senhor dos Anéis para o cinema no final dos anos 1960.

Segundo o cineasta, que adaptou para as telonas a obra de J.R.R. Tolkien na década de 2000, a ideia partiu de Denis O’Dell, produtor cinematográfico da Apple — a gravadora, não a gigante da tecnologia — na época. Ele teria entregado os livros para a banda ler e todos teriam ficado interessados.

Jackson soube do fato após conversar sobre o assunto com Paul McCartney:

Eu fui juntando pequenos pedaços de informação. Eu estive interrogando Paul sobre isso. Ringo não se lembra de muita coisa. O que eu entendi é que Denis O’Dell, que na época era o produtor cinematográfico da Apple, e que produziu ‘Um Beatle no Paraíso’ [1969], teve a ideia de fazer ‘O Senhor dos Anéis’.

Peter, então, contou que o Fab Four não conseguiu os direitos para fazer a adaptação:

No final das contas, Tolkien não concedeu o direito a eles [Beatles], porque ele não gostava da ideia de um grupo Pop contando sua história. Então, foi vetado por ele. Eles tentaram fazer. Não há dúvidas sobre isso. Por um momento, eles levaram bastante a sério esse desejo no início de 1968.

O diretor de The Beatles: Get Back disse ainda que, em suas conversas, McCartney revelou acreditar que as coisas aconteceram da melhor forma possível. No entanto, o próprio Peter disse que gostaria de ter tido a oportunidade de ouvir uma trilha sonora feita pelos Beatles para O Senhor dos Anéis:

Paul disse, ‘Bom, eu estou feliz que nós não fizemos, porque você pôde fazer o seu filme e eu gostei dele’. Mas eu disse a ele, ‘Bom, é uma pena que vocês não fizeram, porque teria sido um musical’. Como teria sido se os Beatles fizessem um álbum de trilha sonora para ‘O Senhor dos Anéis’? Teriam sido criadas 14 ou 15 músicas dos Beatles que seriam bastante incríveis para escutar. Então, eu tenho duas opiniões sobre isso. Eu adoraria ouvir este disco, mas eu também estou feliz por ter tido a chance de fazer meus filmes. Mas essas músicas teriam ficado fascinantes.

É especulado que os Beatles chegaram a cogitar Stanley Kubrick para a direção do longa, e os papéis seriam vividos por eles próprios. Como contou Jackson, o quarteto teria “se colocado” no elenco do filme (via NZ Herald):

Obviamente o Paul é o Frodo, não é? O Sam obviamente é o Ringo. Então você tem, bom, o John é o Gollum obviamente. Eles mesmos se colocaram no elenco, e eles fizeram do jeito certo. O Gandalf é o George, o místico, o mago, é perfeito. Digo, você teria que envelhecê-lo um pouco. E acho que se você tem o Gollum, e você tem os quatro Beatles, John Lennon é a escolha óbvia. Com certeza. Fácil demais.

Já pensou?

The Beatles: Get Back

Dirigida por Peter Jackson, The Beatles: Get Back foi criada a partir de um material de 56 horas de imagens inéditas e 140 horas de áudio das sessões de gravação do último disco lançado pelo lendário grupo, Let It Be (1970).

A produção de três partes que estreou nesta quinta (25) no Disney+ e não censurou linguagem inapropriada mostra cenas que nunca foram vistas dos integrantes da banda, inclusive dos músicos interagindo nos bastidores da criação das canções do famoso álbum.

LEIA MAIS: “Dormíamos juntos”: Ringo Starr e a grande relação de amizade entre os Beatles

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!