Alice Cooper - São Paulo Trip
Foto: Ricardo Matsukawa / Mercury Concerts

Astro do Rock, Alice Cooper está enfrentando as consequências de ter feito comentários considerados transfóbicos em uma entrevista recente.

A empresa de maquiagens Vampyre Cosmetics anunciou que estava rompendo sua parceria com Cooper depois que o músico definiu como “absurdo” o discurso relacionado aos direitos trans e apontou que, para ele, a existência de pessoas transgênero pode ser “uma moda passageira”.

Com as duras críticas que Alice recebeu por seus comentários, a Vampyre Cosmetics se pronunciou anunciando o rompimento de sua linha em colaboração com o roqueiro, que foi revelada no início deste mês. Em um comunicado em suas redes sociais, a empresa disse:

À luz das recentes declarações de Alice Cooper, não faremos mais uma colaboração de maquiagem. Apoiamos todos os membros da comunidade LGBTQIA+ e acreditamos que todos deveriam ter acesso a cuidados de saúde. Todos os pedidos de pré-venda serão reembolsados.

Você pode entender melhor o caso envolvendo Alice Cooper logo abaixo.

Alice Cooper faz comentários transfóbicos

A fala do vocalista do supergrupo Hollywood Vampires foi feita em entrevista ao Stereogum, após ele ser questionado sobre os comentários recentes de alguns de seus contemporâneos, como Paul Stanley e Dee Snider, que descreveram a afirmação de gênero para crianças como uma “moda triste e perigosa”.

Em uma longa resposta, Cooper declarou (via Loudersound):

Entendo que existam casos de transgêneros, mas temo que também seja uma moda passageira, e temo que haja muitas pessoas afirmando ser assim só porque querem ser isso. Acho errado quando você tem um filho de seis anos que não tem ideia. Ele só quer brincar, e você o confunde dizendo: ‘Sim, você é um menino, mas você poderia ser uma garota se você quiser.

Acho que isso é tão confuso para uma criança. É até confuso para um adolescente. Você ainda está tentando encontrar sua identidade, mas tem uma coisa acontecendo aqui, dizendo: ‘Sim, mas você pode ser o que quiser. Você pode ser um gato se quiser’.

Quero dizer, se você se identificar como uma árvore… Eu fico tipo, ‘Peraí! Onde estamos, em um romance de Kurt Vonnegut?’ É tão absurdo que agora chegou ao ponto da absurdez.

Alice Cooper continuou sua resposta apontando que consegue ver pessoas “realmente tirando vantagem disso” e descreveu uma situação hipotética onde um homem cisgênero poderia entrar no banheiro feminino ao dizer que se sente mulher naquele dia. O artista acrescentou:

Ele está apenas se aproveitando dessa situação. Bem, isso vai acontecer. Alguém vai ser estuprado e o cara vai dizer: ‘Bem, eu me senti como uma garota naquele dia, e depois me senti como um cara.’ Onde você traça essa linha?

Até o momento, Alice não se pronunciou sobre o caso após a repercussão negativa da entrevista.

Carlos Santana também fez comentários transfóbicos

A situação causada pela fala de Cooper surge dias depois do guitarrista Carlos Santana também ser duramente criticado por proferir comentários transfóbicos.

Como falamos anteriormente, o músico de 76 anos se retratou falando em “crescer e aprender” depois de afirmar durante um show que “mulher é mulher e homem é homem”. Saiba mais detalhes aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!