Santana
Crédito: Marylene Eytier

O guitarrista Carlos Santana foi duramente criticado depois de proferir comentários transfóbicos em um show realizado em Julho em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Em registros que viralizaram recentemente na internet, o músico de 76 anos aparece falando para o público entre suas músicas:

Quando Deus criou você e eu, antes de sairmos do útero, você sabe quem você é e o que você é. Mais tarde, quando você supera isso, você vê coisas e começa a acreditar que poderia ser algo que parece bom, mas você sabe que não está certo. Porque mulher é mulher e homem é homem. É isso. O que quer que você queira fazer escondido, isso é problema seu. Estou bem com isso.

Em seguida, Santana ainda teria feito uma saudação ao comediante Dave Chappelle, que vem sendo criticado por piadas de conteúdo transfóbico que causaram até cancelamento de shows.

Carlos Santana pede desculpas à comunidade transgênero

Nas redes sociais, muitas pessoas chamaram atenção para a postura do guitarrista criticando suas falas, enquanto outros, infelizmente, apoiaram o discurso do artista.

Após a repercussão de suas falas, Carlos Santana usou sua página do Facebook para se pronunciar e pedir desculpas à comunidade transgênero e àqueles que se sentiram ofendidos com o que ele disse no show. Ele declarou (via Deadline):

Sinto muito por meus comentários insensíveis. Eles não refletem que quero honrar e respeitar os ideais e crenças de todas as pessoas. Percebo que o que eu disse magoou as pessoas e essa não era minha intenção. Peço sinceras desculpas à comunidade transgênero e a todos que ofendi.

Santana afirmou que seu “objetivo pessoal” é “honrar e respeitar os ideais e crenças de todas as pessoas, sejam elas LGBTQ ou não”, destacando ainda que “este é o planeta do livre arbítrio e todos nós recebemos este presente”.

Ele completou:

Vou agora perseguir esse objetivo de ser feliz e me divertir, e que todos acreditem no que quiserem e sigam seus corações sem medo. É preciso coragem para crescer e brilhar na luz que você é e para ser verdadeiro, genuíno e autêntico. Crescemos e aprendemos a brilhar nossa luz com Amor e elogios.

Confira no vídeo ao final da matéria os comentários feitos por Carlos Santana durante seu show.

Comentários transfóbicos de astros do Rock

Como aponta a Variety, outros astros da música fizeram comentários com falas semelhantes há pouco tempo.

Alice Cooper foi um dos que falou sobre o tema em entrevista ao Stereogum, declarando que acredita na existência de pessoas transgênero mas apontando que também pode ser “uma moda passageira”:

Entendo que há casos de transgêneros, mas temo que também seja uma moda passageira. Acho errado quando você tem um filho de seis anos que não tem ideia. Ele só quer brincar, e você o confunde dizendo: ‘Sim, você é um menino, mas pode ser uma menina se quiser.’

O guitarrista Paul Stanley, do KISS, e o cantor Dee Snider, do Twisted Sister, também foram criticados por descreverem que a afirmação de gênero para crianças é uma “moda passageira triste e perigosa”.

Em consequência disso, Snider foi retirado do evento do Orgulho LGBT de São Francisco deste ano. No caso de Paul Stanley, o músico chegou a se retratar e você pode entender suas explicações clicando aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!