Ratos de Porão
Foto por Clayton Clemente

Com uma das trajetórias mais marcantes do Punk brasileiro, o Ratos de Porão começou sua carreira em 1981, enquanto o Brasil ainda vivia uma ditadura militar. Apesar dessa informação passar batida muitas vezes, a banda — assim como tantas outras — também foi vítima da censura do regime.

Quem relembrou esse momento recentemente foi o guitarrista Jão, que compartilhou no Instagram documentos raros da época. No post, é possível ver que as letras do grupo passaram pela análise do sistema de censura, e oito delas foram vetadas: “Corrupção”, “Não, Não”, “Carestia”, “Devemos Protestar”, “Oprimido”, “Não Sei”, “Hierarquia ou Anarquia?” e “Punks Venham Lutar”.

Na decisão, a justificativa oferecida é a de que as faixas “apresentam em seu conteúdo protesto social, incitamento à violência, protesto político, o que caracteriza a filosofia punk, a que o grupo pertence”.

Jão relembra censura da ditura ao Ratos de Porão

Na publicação, Jão descreve esse momento da história como “tempos sombrios” e se mostrou indignado com pessoas que pedem a volta dos militares:

Documentos raros da época da ditadura quando tínhamos que mandar as letras das músicas pra análise da censura. Tempos sombrios. Por isso hoje quando vejo pessoas pedindo a volta dos militares fico pensando se essa pessoa é idiota, desinformada, não sabe nada de história, mau caráter ou todas as alternativas.

O músico ainda relembrou a estratégia da banda na época de creditar todas as letras para o ex-integrante e membro fundador Jabá, baixista que integrou o grupo entre 1981 e 1992 e que era “o único maior de idade [na época]” e destacou aos risos que “se desse alguma merda, ele que ia responder”.

Veja o post ao final da matéria ou clicando aqui!

Ouça músicas do Ratos de Porão que foram censuradas

Em tempo, com o passar dos anos, todas as músicas censuradas foram divulgadas pelo Ratos de Porão como parte da compilação Periferia 1982, lançada em 1999, e depois novamente em 2021 com o vinil duplo Periferia 82/83.

Você pode conferir a versão mais recente logo abaixo.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jão Ratos (@jaoratos)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!