Serj Tankian pede ao Imagine Dragons que não se apresente no Azerbaijão
Divulgação | Crédito: Diego Castanho

Depois de ter uma carta particular ignorada, Serj Tankian procurou outra forma de chamar a atenção dos caras do Imagine Dragons antes deles realizarem um show em Baku, capital do Azerbaijão, no dia 2 de Setembro.

O vocalista do System of a Down, grupo com integrantes que têm ascendência armênia, se manifestou publicamente tentando impedir a banda norte-americana de se apresentar em Baku por conta do território de Nagorno-Karabakh.

O local citado por Tankian é alvo de disputa internacional entre a Armênia e o Azerbaijão e, mesmo que a região seja reconhecida internacionalmente como parte do Azerbaijão, ela abriga cerca de 120 mil armênios étnicos.

Em 2020, a disputa por Nagorno-Karabakh incentivou o System of a Down a lançar suas primeiras músicas inéditas desde os discos Mezmerize e Hypnotize, de 2005. As canções “Protect the Land” e “Genocidal Humanoidz”, que você pode ouvir aqui, serviram para arrecadar fundos para prestar auxílio aos moradores da região.

Serj Tankian faz pedido ao Imagine Dragons

Diante deste cenário, Serj Tankian tem o objetivo de alertar o Imagine Dragons sobre o regime do Azerbaijão e convencê-los a não se apresentar por lá.

Através de um texto publicado em sua conta do Facebook, o líder do SOAD declarou (via Igor Miranda):

Há alguns meses, soube que o Imagine Dragons planejava um show dia 2 de setembro em Baku, Azerbaijão. Eu tenho certeza que eles não sabiam como o regime ditatorial petro-oligárquico estava fazendo 120 mil pessoas em Nagorno-Karabagh passarem fome, algo chamado de genocídio pelo ex-procurador do Tribunal Internacional de Crimes de Guerra, Luis Moreno Ocampo.

Então, através de representantes, eu lhes mandei uma carta pedindo para reconsiderarem seu show no Azerbaijão, pois isso ajudaria a limpar a imagem do regime ditatorial local. Eu incluí vários artigos, incluindo um da Anistia Internacional, com quem fui informado que eles trabalharam no passado. Não houve resposta. Nenhuma mensagem, nada de resposta. À medida que a crise humanitária piora em Nagorno-Karabakh, com fome sendo registrada, eu sou forçado a publicar essa carta e chamar atenção para o desdém deles por essa catástrofe humanitária.

Talvez eles sentiram que haveria problemas legais forçando-os a fazer o show, talvez não liguem. Durante minha vida toda eu tenho sido um ativista a favor do reconhecimento de genocídios e sempre disse que precisa haver um preço a se pagar por regimes genocidas ou aqueles que negam a existência desses. Outro genocídio está no horizonte no Azerbaijão e, enquanto isso acontece, eles poderão aproveitar uma banda americana de Las Vegas. Vai se foder! Isso não é certo.

Junto com seu longo texto, Serj Tankian compartilhou um link para um abaixo-assinado no Charge.org pedindo ao grupo liderado por Dan Reynolds para cancelar seu show no Azerbaijão. 

O frontman do SOAD também incluiu em sua publicação a carta original enviada aos músicos, que você pode ler a seguir. Até o momento, o Imagine Dragons não se pronunciou. 

Carta original de Serj Tankian para o Imagine Dragons

Caros Dan, Wayne, Ben e Daniel,

Em primeiro lugar, parabéns a todos pelo sucesso na última década. Ele é merecido e tenho certeza que seu futuro reserva muito mais disso.

Uma das coisas que eu aprecio em vocês como artistas é que vocês são defensores ativos de várias questões de direitos humanos e causas sociais. Seu trabalho com a Anistia Internacional e sua franqueza sobre a guerra na Ucrânia entre eles.

Estou entrando em contato com vocês hoje para lhes pedir que reconsiderem e, tomara, cancelem sua próxima apresentação programada em Baku, Azerbaijão, em 2 de setembro deste ano. Isso se deve às horrendas violações dos direitos humanos levadas a cabo pela corrupta ditadura petro-oligárquica de Ilham Aliyev contra não apenas seu próprio povo, mas milhares de armênios (meu povo). Desde 2020, o Azerbaijão criou uma guerra contra os armênios, matando milhares, forçando dezenas de milhares a abandonar seus lares e aterrorizando incontáveis outros por meio de um bloqueio ilegal que foi ordenado a ser reaberto pela CIJ e pelo Tribunal Europeu de Direitos Humanos. Mais informações aqui sobre o histórico de direitos humanos do Azerbaijão – LINK

Nossa banda System Of A Down lançou duas novas músicas em 2020 como parte de uma campanha de conscientização e arrecadação de fundos para ajudar a pôr fim a essas atrocidades e ajudar a conter essa agressão. Com o mundo em tanta turbulência desde a COVID e a subsequente guerra na Ucrânia, grande parte do mundo ainda não está ciente do que está acontecendo com os armênios pelo regime de Aliyev. Eles invadiram a Armênia e vêm realizando violações hediondas dos direitos humanos impunemente. Eventos internacionais e apresentações de artistas só serviram para normalizar e lavar sua imagem entre a família das nações.

Houve artistas que realmente se manifestaram e cancelaram seus shows em Baku por causa dessas injustiças, incluindo o astro pop ucraniano Max Barskih – LINK

Como armênio e ativista dos direitos humanos, sinto nojo de saber que entidades como a Fórmula 1 e alguns artistas musicais notáveis se apresentaram em Baku e fico me perguntando se eles fizeram alguma pesquisa sobre onde estão fazendo seus negócios. Para esse fim, a Loudwire postou recentemente um artigo sobre minha franqueza com relação ao branqueamento da imagem do regime do Azerbaijão, atuando lá em meio a todo o derramamento de sangue e violações dos direitos humanos – LINK

Eu realmente sinto que tocar no Azerbaijão teria um impacto negativo em sua marca também. Estou confiante de que você pode decifrar todos os fatos para decidir se cancela seu show. De qualquer forma, eu realmente aprecio seu tempo e consideração. Obrigado por me ouvir e espero conhecer todos vocês um dia.

Obrigado

Serj Tankian

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!