Chop Suey - System of a Down
Foto: Reprodução/YouTube

Já se passaram décadas desde que o System of a Down lançou “Chop Suey!”, e as histórias por trás da música do álbum Toxicity (2001) continuam instigando novos e antigos fãs da banda.

O grupo de Serj Tankian – assim como vários do movimento Nu Metal do início dos anos 2000 – está com a popularidade em alta novamente, e muita gente ainda tenta entender por que eles fizeram referência à culinária chinesa no título.

Em entrevista à Loudwire, o baixista Shavo Odadjian confirmou os rumores de que, originalmente, a faixa iria se chamar “Suicide”, já que o suicídio é a temática de toda a letra.

Ele não deixou claro se houve pressão da gravadora Columbia Records, mas disse que o SOAD decidiu “escolher suas brigas” naquela época, e lançar o hit com um trocadilho no título (veja no vídeo mais abaixo):

A música se chamava ‘Suicide’. É por isso que no começo dela dá pra ouvir ‘roll Suicide’ [algo como ‘gravando, ‘Suicide”, em tradução livre]. Sempre chamamos dessa forma, nunca de ‘Chop Suey!’. ‘Chop Suey!’ é ‘Suicide’ cortado [chopped, em inglês] ao meio. Isso gerou algum burburinho, e nós tínhamos que escolher as nossas brigas. Não dava pra discutir com tudo.

Fomos inteligentes nesse ponto e fizemos algo leve e divertido. Não é como se a gente não quisesse chamar de ‘Chop Suey!’, na verdade criamos um título que tem uma história por trás. Aqui estamos, 20 anos depois, e você está me perguntando sobre isso.

E aí, já sabia dessa? Veja abaixo a entrevista de Shavo Odadjian explicando a origem do nome “Chop Suey!”!

“Chop Suey!”, do System of a Down

A brincadeira continuou no clipe de “Chop Suey!” (relembre no fim desta matéria), em que o vocalista Serj Tankian aparece comendo o famoso macarrão chinês enquanto a dura letra diz coisas como “I cry when angels deserve to die” (Eu choro quando anjos merecem morrer).

A faixa do segundo álbum do System of a Down foi eleita pela Loudwire como a melhor do Rock no século 21, e pela Rolling Stone como uma das maiores de Metal de todos os tempos. Ela é a mais ouvida da banda no Spotify, com 1,2 bilhão de plays.

LEIA TAMBÉM: Baixista do System of a Down compartilha cover de banda brasileira que transformou “Toxicity” em Reggae

@loudwire

Shavo Odadjian tells us how System of a Down’s ‘Chop Suey!’ got its name #systemofadown #soad #shavoodadjian #chopsuey #loudwire #metal

♬ original sound – Loudwire

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!