Dua Lipa e Os Mutantes
Foto de Dua Lipa via Shutterstock

Os fãs de Dua Lipa tiveram uma notícia no mínimo interessante nos últimos dias. De acordo com entrevistas recentes, a cantora está trabalhando em um disco que será inspirado pela “psicodelia dos anos 70”, e os principais rumores apontam para uma colaboração da cantora com Kevin Parker, do Tame Impala.

Perguntada sobre essa possível parceria, Dua apenas riu e descoversou — algo que foi visto por muita gente como um sinal de que isso realmente vai acontecer. Independentemente desse fator, no entanto, a cantora garante que não vai simplesmente lançar um disco de Rock Psicodélico.

Disposta a manter suas músicas palatáveis para os fãs que já a conhecem, Dua Lipa garantiu que deve apenas incorporar esta nova influência à sua sonoridade, assim como fez com a Disco Music em Future Nostalgia.

Novo disco de Dua Lipa

Enquanto estamos bastante ansiosos por aqui para ver o que vem por aí no novo disco de Dua Lipa, que deve chegar em 2024, resolvemos resgatar alguns dos principais álbuns da psicodelia dos anos 70 para quem já quiser ir se familiarizando com as possíveis influências da nova obra.

Vale ressaltar que esta era da música teve uma forte contribuição brasileira, com bandas e artistas como Os MutantesMarcos ValleArthur Verocai Clube da Esquina estando entre os mais queridos até mesmo por pessoas de outros países até hoje.

Confira a lista logo abaixo!

Discos psicodélicos dos anos 70 que podem ter inspirado Dua Lipa

1Arthur Verocai – Arthur Verocai (1972)

Apesar de estar mais próximo de gêneros como o Jazz, o brasileiro Arthur Verocai se transformou em referência para artistas do Brasil e do mundo que unem diversos estilos musicais, incluindo a psicodelia.

2David Bowie – Hunky Dory (1971)

David Bowie sempre teve um pé na psicodelia, mas abraçou o estilo com mais clareza em seu disco de 1971, Hunky Dory. Músicas como “Life on Mars?” deixaram de lado as guitarras e abriram espaço para o piano, que destaca o aspecto mais lisérgico da sonoridade de Bowie na época.

3The Doors – L.A. Woman (1971)

Depois de explorar elementos mais ligados ao Rock tradicional e ao Blues em seus primeiros discos, o The Doors seguiu por um caminho mais psicodélico em L.A. Woman, disco de 1971 marcado pelo sucesso “Riders on the Storm”.

4Milton Nascimento & Lô Borges – Clube da Esquina (1972)

Condensando influências nacionais e internacionais, o disco Clube da Esquina se tornou um dos mais aclamados mundialmente por sua capacidade de traduzir elementos psicodélicos, Pop e Folk através da linguagem da MPB, aqui muito bem executada pelos mestres Milton Nascimento Lô Borges.

5Os Mutantes – A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado (1970)

Grandes pioneiros da psicodelia no Brasil, Os Mutantes inauguraram uma nova fase para o gênero no país com o lançamento de A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado em 1970. Até hoje, o disco é reconhecido como fundamental para o movimento internacionalmente.

6Paul & Linda McCartney – Ram (1971)

Único disco assinado por Paul Linda McCartneyRam foi um trabalho muito à frente de seu tempo. Com destaque para as influências psicodélicas que vinham desde os Beatles, o álbum trouxe uma pegada mais experimental que destacou ainda mais a genialidade musical dos envolvidos.

7Pink Floyd – The Dark Side of the Moon (1973)

Definitivamente a maior referência quando se fala em Rock Psicodélico, The Dark Side of the Moon dispensa apresentações e é muito possivelmente a obra-prima do gênero que marcou os anos 70.

8Santana – Abraxas (1970)

Gênio da psicodelia, Santana entregou algumas de suas músicas mais emblemáticas no disco de 1970, Abraxas. Entre elas, o destaque fica para a viagem deliciosa em “Oye Como Va”, regravação de Tito Puente que soma elementos latinos ao psicodélico e ao Jazz.

9Steve Miller Band – Fly Like an Eagle (1976)

Ressignificada em uma versão do ótimo Seal anos depois, a música “Fly Like an Eagle” dá nome ao disco lançado pela Steve Miller Band em 1976, que condensa vários anos de psicodelia em um álbum consistente, diferente de tudo que já se tinha ouvido e fundamental para entender a evolução desse movimento.

 

10Menção honrosa: Tame Impala – Currents (2015)

Tendo ou não a colaboração direta de Kevin Parker, é difícil pensar que Dua Lipa não será influenciada pelo Tame Impala. O disco Currents, em especial, foi responsável por repopularizar a psicodelia já em anos mais recentes, com hits como “The Less I Know the Better” e “Let It Happen” traduzindo para os dias atuais essa sonoridade que marcou décadas no passado.