Lizzo diz que escondia seu amor pelo Radiohead para não ser
Foto por Campbell Addy para Vanity Fair / Reprodução / Instagram

Lizzo está passando por um momento bastante conturbado. No início desta semana, a cantora e compositora norte-americana foi acusada por três ex-membros de sua equipe de dançarinos de assédio sexual e criação de um ambiente de trabalho hostil.

Crystal Williams, Arianna Davis e Noelle Rodriguez abriram um processo contra a artista e também incluíram na ação diferentes reivindicações contra a produtora de Lizzo e Shirlene Quigley, líder do time de dança.

Após as acusações iniciais, a cineasta Sophia Nahli Allison, que foi escolhida para dirigir um documentário sobre Lizzo, também decidiu compartilhar detalhes de sua breve convivência com a cantora.

Através de suas redes sociais, a diretora confessou que teria sido tão desrespeitada pela artista que se afastou do projeto depois de apenas duas semanas. Acompanhando uma foto em que aparece filmando um palco, Allison declarou:

Normalmente não comento nada relacionado à cultura pop. Mas, em 2019, viajei um pouco com Lizzo para ser a diretora de seu documentário. Me demiti depois de duas semanas. Fui tratada com muito desrespeito por ela. Testemunhei o quão arrogante, egoísta e cruel ela é. Não tive proteção e fui jogada em uma situação de merda com pouco apoio.

Meu espírito me disse para correr o mais rápido o possível e sou muito grata por ter seguido meus instintos. Me senti manipulada e profundamente ferida, mas me recuperei. Ler esses relatos [de abuso] me fizeram perceber o quão perigosa aquela situação era. Esse tipo de abuso de poder acontece com muita frequência. Muito amor e apoio aos dançarinos.

Assim como Allison, outras pessoas que não estão envolvidas na ação judicial também se pronunciaram em apoio ao processo, destacando outras experiências ruins envolvendo a cantora.

Acusações contra Lizzo

No processo, são citados casos de gordofobia, humilhação e comportamento inapropriado, como um episódio em que Lizzo teria levado suas dançarinas para um clube de striptease em Amsterdã depois de um de seus shows este ano e “começou a convidar os membros do elenco para se revezarem tocando os artistas nus”, pegando objetos sexuais e até frutas que eram lançados das partes íntimas dos artistas no palco.

Em um comunicado, o advogado da acusação, Ron Zambrano, declarou (via BuzzFeed.News):

A natureza impressionante de como Lizzo e sua equipe de gestão trataram seus artistas parece ir contra tudo o que Lizzo defende publicamente, enquanto em particular ela envergonha seus dançarinos e os rebaixa, de maneiras que não são apenas ilegais, mas absolutamente desmoralizantes.

Uma das acusadoras, Arianna Davis também alegou que a cantora a “pressionou e instigou” a tocar nos seios de uma artista nua, apesar dela ter repetido diversas vezes que não queria. Entre outros exemplos citados na ação está também um convite de Lizzo que levou as dançarinas para um clube de Paris sem dizer a elas que se tratava de um bar de cabaré nudista.

Em outro momento, foi alegado que a artista submeteu seus dançarinos a um ensaio “excruciante” de 12 horas, em que ela os demitiria se não ficasse feliz com suas performances. Arianna afirma que estava tão preocupada em ser demitida se fizesse uma pausa para ir ao banheiro que se sujou.

Dançarinas que “desafiaram” Lizzo teriam sido demitidas

Aparentemente, os longos ensaios foram feitos devido à suspeita de Lizzo de que seus dançarinos estavam bebendo antes de seus shows. Quando Crystal tentou dizer para a artista Pop que não era esse o caso, recebeu uma resposta sarcástica de Lizzo e foi demitida uma semana depois.

Dentre as alegações, consta que a cantora chamou atenção para o ganho de peso de Arianna Davis após uma apresentação, sugerindo que ela não estaria comprometida com seu trabalho. Mais tarde, ela foi demitida depois que a estrela a repreendeu em uma reunião.

Enquanto isso, a líder do time de dança, Shirlene Quigley, é acusada de tentar converter sua equipe à sua religião “independentemente dos protestos”. Ela também teria envergonhado aqueles que fizeram sexo antes do casamento e é acusada de discutir a virgindade de uma das pessoas envolvidas na ação.

Até o momento, Lizzo e sua equipe não responderam publicamente a nenhuma das acusações.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!