Anti-Flag explica fim da banda após acusações de abuso sexual
Imagem: Divulgação

A banda Punk americana Anti-Flag finalmente quebrou o silêncio sobre os motivos para o fim do grupo, e também se pronunciou sobre as acusações de abuso sexual que pesam contra o vocalista Justin Sane.

Na última semana, o grupo formado em 1988 se separou de forma repentina – no mesmo dia, o podcast Enough trouxe o relato de uma pessoa que teria sofrido agressão sexual envolvendo “uma banda Punk politizada da Costa Leste”.

O Anti-Flag é de Pittsburgh, na Pensilvânia, e famoso por seu ativismo político que fica claro em músicas como “This Is the End (for You My Friend)”, que você pode relembrar ao final da matéria.

Embora as alegações não tenham citado Justin Sane, alguns fãs e jornalistas reconheceram o cantor pelo local e as circunstâncias relatadas. Ele também foi citado nominalmente em 2022 em denúncias no site The Industry Ain’t Safe.

Anti-Flag e Justin Sane se pronunciam

Nesta quarta-feira (26), Justin Sane falou pela primeira vez sobre o episódio dizendo que as acusações são “categoricamente falsas” e que seria “impossível continuar” com o Anti-Flag (via Lambgoat):

Eu nunca me envolvi em relações sexuais que não fossem consensuais, nem jamais fui abordado por uma mulher para dizer que a violei de alguma maneira. […] A violência sexual é real e tem um impacto devastador nas vítimas. Dediquei a minha vida adulta a defender essas pessoas e aqueles que sofrem opressão e desigualdade.

Com relação ao fim do Anti-Flag, decidimos como banda que diante dessas circunstâncias seria impossível continuar.

Já os outros integrantes do Anti-Flag, Chris Barker, Chris Head e Pat Thetic, se desculparam pela demora em divulgar um posicionamento. Eles se disseram a favor das vítimas de abuso e destacaram que exatamente por isso resolveram encerrar as atividades da banda, mas ressaltaram que nunca viram comportamentos agressivos de Justin:

Um princípio fundamental do Anti-Flag é ouvir e acreditar em todos os sobreviventes de violência sexual e abuso. As acusações recentes sobre Justin estão em direta contradição com esse princípio. Por isso, sentimos que a única opção imediata era encerrar a banda.

Enquanto acreditamos que isso é extremamente sério, nos últimos 30 anos jamais vimos o Justin ser violento ou agressivo com mulheres.

O último álbum do grupo foi Lies They Tell Our Children, lançado em janeiro deste ano e com o qual a banda estava em turnê atualmente; o último show foi realizado no dia 24 de Junho, no festival Vainstream Rockfest, na Alemanha, e havia mais datas marcadas até o final de 2023.

Resta saber se o fim será definitivo…

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!