10 programas da MTV Brasil que a gente queria ver de novo
Imagens: Reprodução/Youtube

Nos 23 anos em que esteve no ar, a MTV Brasil influenciou mais de uma geração com sua programação riquíssima em entretenimento, música e diversão.

A emissora foi líder de audiência entre o público jovem graças a uma sequência de apresentadores talentosos e programas icônicos, que deixaram marcas não só nos espectadores mas também nas bandas e artistas nacionais.

Dá até vontade de viver alguns daqueles momentos de novo, e a gente sempre se pergunta: se pudéssemos trazer de volta algum programa da MTV Brasil para a TV aberta hoje em dia, qual seria?

O TMDQA! fez uma seleção com 10 dos melhores programas da emissora, tentando contemplar todas as épocas entre 1990 e 2013, VJs e formatos. Leia e relembre nos vídeos abaixo!

Covernation (2005-2008)

Hoje brilhando nos sábados da TV Globo, Marcos Mion foi o principal apresentador da MTV nos anos 2000 e nos presenteou com programas divertidíssimos como o Covernation, em que colocava bandas cover para duelar em provas de conhecimento e talento musical.

O programa também teve uma versão de verão na praia, com bandas famosas como Charlie Brown Jr., Pitty e NX Zero fazendo cover de seus ídolos. É claro que Mion também tinha seu cover, o Mionzinho.

15 Minutos (2008–2010)

Outro grande nome da TV brasileira atualmente, Marcelo Adnet surgiu no 15 Minutos, em que tratava de assuntos aleatórios – com uma boa dose de improviso – ao longo do período de tempo que dava nome ao programa.

Acompanhado pelo humorista mascarado Felipe Ricotta, o Kiabbo, e por Rafael Queiroga na terceira temporada, Adnet fazia imitações e paródias de músicas num estúdio que reproduzia o quarto de um adolescente.

Ultrasom (1998–1999)

Edgar Piccoli apresentava o Ultrasom, competição em que recebia duas bandas independentes para serem avaliadas por um jurado, e o público também podia votar pela internet, algo pioneiro para a época.

Apenas o grupo vitorioso seguia para a próxima semana e algumas bandas bem legais, como o Rumbora, passaram pelo programa.

Rockgol (1995–2013)

Talvez esse seja o programa mais marcante de toda a história da MTV Brasil, e o Rockgol funcionaria na TV aberta em qualquer época — afinal, estamos falando de jogos de futebol e um mesa redonda sobre o esporte que é paixão nacional.

Prova disso é que, no ano passado, o TikTok reeditou o campeonato com bandas famosas e Paulo Bonfá e Marco Bianchi na narração. O Museu do Futebol, em São Paulo, ainda realizou uma exposição com fotos e vídeos memoráveis da atração.

Além das partidas, que rolaram entre 1995 e 2008, com edições em 2011 e 2013, o Rockgol também foi transmitido semanalmente entre 2003 e 2011 como um programa de debate esportivo e humor.

LEIA TAMBÉM: Em 1998, Titãs fazia show incrível na porta da MTV Brasil; assista

Gordo a Go-Go (2000-2005)

Presença marcante na emissora nos anos 2000, João Gordo apresentou diversos programa. O mais longevo deles foi o Gordo a Go-Go, um talk show em que o roqueiro recebia celebridades de várias áreas para uma conversa.

Um episódio em particular entrou para a história da TV, quando Gordo foi provocado por Dado Dolabella, o que gerou uma briga e a expulsão do ator do estúdio. Veja abaixo.

Disk MTV (1990–2006)

Não existe programa mais “a cara” da MTV Brasil do que o Disk, que destacava o carro-chefe da emissora – os clipes musicais – e ainda colocava o poder na mão dos espectadores.

Primeiro por telefone e depois pela internet, a audiência podia votar nos vídeos e bandas que queria ver. O programa teve VJs icônicas como Astrid Fontenelle, Sabrina Parlatore e Sarah Oliveira.

Teleguiado (1995–1999)

Provavelmente o VJ mais icônico que passou pela MTV Brasil foi Cazé Peçanha, que sempre inovou em suas formas de interagir com o público.

O programa Teleguiado revolucionou ao colocar os fãs para conversarem ao vivo com o apresentador sobre a sociedade e o dia a dia, e claro, pedir um clipe. Cazé ainda criou quadros de humor, como uma competição entre os cameramen.

Furo MTV (2009–2013)

Inspirado no formato “fake news show” de programas americanos como o Saturday Night Live, o telejornal satírico Furo MTV era apresentado pelos comedianes Dani Calabresa e Bento Ribeiro.

A sintonia entre os dois era maravilhosa, e o roteiro do jornal era muito bem pensado. Tanto que começou como um programa de 15 minutos, e acabou ficando 4 anos no ar.

Pimp My Ride Brasil (2007–2008)

A proposta de reformar carros castigados pelo tempo não era nova na TV brasileira, e o Pimp My Ride já existia na MTV americana. Ainda assim, o apresentador Jimmy London, vocalista do Matanza, deu uma nova cara para esse formato.

Piores Clipes do Mundo (1999–2002)

O memorável programa foi apresentado inicialmente por Marina Person, mas Marcos Mion se adaptou à proposta tão bem que continua fazendo quadros parecidos até hoje nas emissoras em que trabalha.

A premissa era simples e o nome já dizia tudo: o Piores Clipes do Mundo exibia clipes de gosto duvidoso do presente e do passado, congelando em momentos hilários e destacando os detalhes que a gente nem percebia.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!