TMDQA! entrevista Zeeba sobre novo projeto
Foto: Divulgação/Yvã Santos

Por Cauê Paciornik

Zeeba é um cantor e compositor que fez músicas que você provavelmente já escutou. Entre os sucessos mais conhecidos estão “Hear Me Now”, “Never Let Me Go” e “Oceans”, que ficaram mundialmente conhecidas da parceria com o DJ Alok.

Recentemente o cantor lançou seu novo projeto, chamado Cultivar, disco em que traz diversas reflexões e fala da importância de cuidar dos círculos de amizades e relações. Em conversa via Zoom com o TMDQA!, o compositor contou um pouco mais de como foram os seus processos para o lançamento do álbum.

Leia esse papo completo abaixo, logo depois de conferir o belo curta metragem de 10 minutos que surgiu a partir de Cultivar.

TMDQA! entrevista Zeeba

TMDQA!: Fala Zeeba! Tudo bem? Queria te falar que quando a gente estava para marcar esse papo, eu pedi um pouco mais de tempo porque eu queria ouvir com calma seu novo álbum e agora que eu já ouvi e a gente já está conversando, vou falar que eu fiquei com vontade de ouvir ainda mais! Como foi a construção desse projeto? Eu li um texto seu no Instagram bem legal, que você fala que tem o “Zeeba é tudo isso”. Tem várias versões de Zeeba no álbum?

Zeeba: Que legal que você ouviu e viu esse texto! Eu simplesmente sai escrevendo e saiu aquilo ali. É um álbum que eu tomei um tempo longo pra fazer, e como eu produzi ele em casa, eu meio que vivi o álbum. Eu vinha para estúdio, escutava uma parada, começava a criar e foi bem legal o processo. A gente está sempre em construção. E as coisas iam saindo da forma que elas iam fluindo. Tem áudios que eu coloco no final da (música) Cultivar que são muitas reflexões e eu acho que tudo no álbum foi orgânico e eu estava num processo de querer me encontrar quando comecei a criar tudo isso. Teve música que eu comecei a criar em inglês e teve música que eu comecei a criar em português. Elas foram saindo.

TMDQA!: Sim, falando nisso, você tem alguma preferencia quando você vai compor? Gosta mais de inglês ou português? Eu fico curioso para saber como é esse processo de criação. Como é teu raciocínio? Você pensa primeiro em letra? Melodia? Como funciona?

Zeeba: Normalmente eu começo no piano ou no violão e começo a improvisar em cima. Os improvisos a maioria das vezes são em inglês, acho que por eu ter essa facilidade. As vezes começa no inglês e vai para o português. É engraçado que o tipo de improvisação varia. A “Cultivar” já nasceu em português, a faixa “Te Dizer que Sim” veio do inglês para o português por exemplo…

TMDQA!: “Te Dizer que Sim” o Gee (Rocha) do NX Zero participou também, né?

Zeeba: Isso! Foi bem legal! O Gee é um querido. A música nasce e as vezes a galera não tem noção do tempo e da equipe que tá envolvida. É um time por trás. Essa música foi nessa onda, eu estava improvisando uma música em inglês, aí a gente foi improvisando as palavras e indo para um caminho de uma mensagem que a gente queria passar. Eu mudei bastante meu comportamento, principalmente depois do momento que a gente viveu de pandemia. Eu estou diferente, passei a olhar de outra forma pra mim e pra minha saúde. Já tive muitos momentos de brigas, mas eu comecei a ficar mais clean e cultivar o meu circulo de amizades e compositores. Me aproximei de uma galera legal e fui atrás de fazer a arte pela arte, não fazer uma competição maluca.

TMDQA!: Eu acredito que esse álbum tem que ser bem curtido e absorvido, sabe? Dá para perceber sua reflexão. Acho muito interessante porque é bem pessoal. Acho que a principalmente nesse momento pós pandêmico, ficou importante a necessidade de nós cultivarmos as relações e acho que você conseguiu colocar essa assinatura no álbum.

Zeeba: Que legal! Eu fico feliz de ouvir isso.

TMDQA!: Falando agora sobre as redes sociais, vamos falar sobre as versões menores das músicas? Você vai entregar versões menores, pra Tik Tok e Instagram. Como vai funcionar?

Zeeba: São versões que já estão disponíveis nas plataformas e a gente produziu pensando nas plataformas. É muito interessante produzir pensando nisso, porque as músicas do Tik Tok são uma trilha sonora da vida da galera. O pessoal mais jovem vive uma grande parcela da vida nas redes sociais infelizmente, mas é algo que acontece. Então a gente quis fazer versões que se encaixassem como trilha de momentos. Você ve que as músicas viralizam dessa forma por uma demanda da galera querer botar aquela música em um sentimento diferente. Então a gente quis trazer sentimentos diferentes pra cada música, pra elas se encaixarem em videos e momentos diferentes. A gente ficou brincando com dinâmicas das produções.

TMDQA!: Que massa! E me fala uma coisa, como você se sente hoje? Falando sobre “cultivar’, como está o seu “ao redor”. Você fala que “ O objetivo da vida é ser feliz” Você está feliz?

Zeeba: Ah, eu to feliz demais! A gente não consegue tá feliz sempre, felicidade também é uma curva, mas eu acho que eu to em um momento bem legal que eu mudei minha rotina. To com uma rotina saudável, to apaixonado, namorando e super feliz. To com o meu estúdio produzindo e compondo pra outras pessoas. To muito livre pra criar e isso é um baita privilegio pra gente que trabalha com música. Fiz 30 anos no começo do ano, é louco quando a gente muda de década, tive um momento de crise, mas ao mesmo tempo me sinto mais maduro e olhando pra tudo que eu já construí. Acho que é esse o processo, estar sempre com objetivos novos.

TMDQA!: Acho que é um momento de curtir o resultado desse trabalho. Obrigado pelo papo e por toda essa positividade e pelo projeto. Valeu Zeeba, conta com a gente!

Zeeba: Adorei o papo! Espero vocês quando tiver show!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!