Discurso de Nando Reis em show do Titãs provoca diferentes reações dos fãs
Reprodução/Twitter/TMDQA!

Os Titãs realizaram três shows em São Paulo no último final de semana e, por incrível que pareça, o posicionamento político da banda surpreendeu alguns de seus admiradores.

Durante o show que aconteceu neste domingo (18) no Allianz Parque e foi transmitido pela TV e internet, Nando Reis aproveitou o espaço para fazer algumas críticas ao governo de Jair Bolsonaro, como tem sido feito em todas as performances.

Antes de apresentar “Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas”, o cantor comentou com o público sobre a atemporalidade das letras das músicas dos Titãs e refletiu que os assuntos abordados nos anos 80 ainda se encaixam com os acontecimentos do Brasil atualmente. Ele disse (via Folha de S.Paulo):

Tão alegre e tão emocionante quanto reencontrar meus amigos é a importância e o prazer de tocar junto com eles músicas que fizemos há muito tempo, décadas atrás… E a importância delas fica evidente dada a forte comunicação que ela tem com o que penso hoje, com o que nós pensamos hoje e, de forma até assustadora, com o que é o Brasil.

O Brasil, logo depois da redemocratização, quando basicamente começamos, tinha ali uma promessa de futuro, tinha uma sombra de passado, uma perspectiva. E, de certa maneira, vivemos um quadro aterrador nos últimos quatro anos que faz com que esse reencontro tenha também conexão com o momento onde escrevemos aquelas canções. Por isso, elas estão ainda mais fortes, mais firmes, atuais e expressam aquilo que sempre acreditamos e estamos aqui para reiterar.

Apesar de não ter citado diretamente o ex-presidente em seu discurso, depois de apresentar a música que dá nome ao álbum do grupo de 1987, ele cantou “Nome aos Bois” e citou Bolsonaro ao falar a lista de ditadores e tiranos citados na letra da canção, assim como fez nos dois shows anteriores em São Paulo.

Repercussão do discurso de Nando Reis no show do Titãs em SP

Fãs que estiveram presentes na terceira noite dos Titãs em São Paulo relatam nas redes sociais que algumas pessoas da plateia vaiaram Nando Reis enquanto ele fazia seu discurso. Uma internauta, por exemplo, fez piada com a situação:

Momento divertido do dia: Bolsominions descobrindo a posição política do Titãs em pleno show. A cara deles enquanto o Nando Reis falava dos terríveis últimos anos que tivemos, foi hilária!!!!

Outra fã que também esteve no show destacou que faltou interpretação das letras da banda para muita gente:

‘Escuto Titãs desde [os anos 80]’ e nunca interpretou nenhuma música? Fiquei pasma com bolsominion vaiando quando o Nando falou sobre os 4 anos de pesadelo e depois cantando com os pulmões ‘Polícia’, ‘Miséria’, ‘Homem Primata’, ‘Comida’ e etc.

Ainda assim, vale destacar que o TMDQA! esteve presente nos três shows da turnê em SP e pôde observar muitos aplausos por conta de seus posicionamentos, tanto no discurso de Nando como também na reta final do show, quando o grupo segurou uma banda do Orgulho, que representa a comunidade LGBTQIA+.

Você pode conferir um vídeo deste momento logo abaixo e, em seguida, alguns dos relatos dos fãs que tiveram várias respostas debochando dos conservadores.

Turnê Titãs Encontro

A aguardada turnê de reunião dos Titãs apresenta ao público uma experiência única que reúne verdadeiros clássicos da banda, apresentados por Arnaldo Antunes, Branco Mello, Charles Gavin, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Bellotto.

O único integrante a ficar de fora, naturalmente, é o saudoso Marcelo Fromer — ainda assim, ele vem sendo representado pela filha, Alice Fromer, que canta em alguns momentos dos shows.

Após as apresentações em São Paulo, a turnê Titãs Encontro ainda tem mais duas datas marcadas no Brasil (23/06 na Praça do Papa, em Vitória/ES, e 30/06 no Estádio do Comercial FC, em Ribeirão Preto/SP), além de três datas internacionais (03/10 em Hollywood, na Flórida, EUA; 06/10 em Nova York, nos EUA, e 03/11 em Lisboa, Portugal).

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!