Samuel Rosa exalta NX Zero e diz que apenas 5 bandas brasileiras lotaram estádios
Imagens: Reprodução/Instagram

Com as turnês de reencontro mostrando forte aceitação do público brasileiro, temos visto cada vez mais bandas do Rock nacional conseguindo lotar estádios de futebol.

Quem alcançou essa marca recentemente foi o NX Zero com a tour Cedo ou Tarde, que se encerrou com dois shows no Allianz Parque agora em Dezembro – e o feito foi reconhecido por Samuel Rosa, ex-vocalista do Skank.

Em um post no Instagram, o cantor mineiro fez uma homenagem à banda de Di Ferrero e disse que, ao lado do próprio Skank, o NX está entre as cinco únicas bandas que esgotaram ingressos com shows solo em estádios.

Ele citou apenas um caso nos anos 1980, época considerada a Era do Rock no Brasil, e outros dois casos mais recentes. Você pode conferir as escolhas de Samuel na lista especial que preparamos mais abaixo!

“NX Zero representa força do Pop Rock”

A afirmação de Samuel Rosa parece arriscada, mas nós realmente não conseguimos lembrar de outra turnê de Rock nacional nesses moldes, fora de um festival, que tenha esgotado ingressos.

Grupos como Jota Quest e Legião Urbana até fizeram shows em estádios, mas em ocasiões especiais como gravação de DVD e sem lotação máxima. É claro que também houve casos assim na música Pop, como as tours recentes de Ivete Sangalo e Sandy & Junior.

Na opinião do ex-vocalista do Skank, esse revival está acontecendo pela força do Pop Rock brasileiro, que segundo ele “empresta credibilidade” a outros estilos:

Curioso é que bandas proeminentes do dito Pop Rock brasileiro, em sua maioria, só conseguiram essa performance agora, justo no momento em que se apregoa que o gênero perdeu força. E de fato perdeu, mas com esses recentes episódios, fica patente que o gênero conserva, mesmo em momentos de ‘baixa’, uma legítima credibilidade junto a enorme contingente de pessoas, independente de qualquer modismo ou mudança do mercado fonográfico. Na minha modesta opinião, o ‘Pop Rock’ como braço da música Pop, ainda é o gênero menos suscetível aos abalos e solavancos comportamentais no tocante ao consumo de música, e é também o que empresta credibilidade a outros segmentos, senão o que justificaria as constantes citações ao Rock em shows de artistas que em nada têm a ver com ele?

Faz sentido, né? Você pode conferir nossa análise sobre a afirmação de Samuel logo abaixo e conferir o post original do vocalista clicando aqui!

As 5 bandas nacionais que lotaram estádios, segundo Samuel Rosa

RPM em 1986

Ao citar o RPM em seus exemplos, Samuel Rosa provavelmente estava fazendo referência à turnê do álbum Rádio Pirata Ao Vivo (1986), que está entre os mais vendidos do Brasil na história e foi gravado no Pavilhão de Exposições do Anhembi — que, embora não seja um estádio, tem cerca de 75 mil m².

No ano anterior, a banda de Paulo Ricardo tinha lançado seu disco de estreia Revoluções por Minuto, com sucessos imediatos como “Olhar 43”, “Louras Geladas” e “A Cruz e a Espada”. Para além da gravação em si, a turnê contou com diversos ginásios e estádios lotados e se tornou uma das mais emblemáticas do país.

LEIA TAMBÉM: Após fim do Skank, Samuel Rosa posta vídeo mostrando equipamentos usados em shows de despedida

Los Hermanos em 2019

Uma das bandas mais importantes do Rock Alternativo nacional, o Los Hermanos lançou seu último disco no longínquo 2005 mas já se reuniu algumas vezes: em 2009, 2010, 2012, 2015 e 2019.

Esta última turnê passou por estádios e espaços gigantes em 11 cidades brasileiras, somando um público total de 250 mil pessoas. O último show, aliás, também aconteceu no Allianz Parque com público de 45 mil.

Titãs em 2023

Considerada a maior turnê do Rock nacional, Titãs Encontro foi um verdadeiro sucesso que começou a rodar o país e o mundo em abril deste ano e não parou mais.

A tour com sete dos integrantes originais tem shows marcados até o dia 23 de Dezembro, quando se encerra no Allianz Parque, em São Paulo. No entanto, o grupo voltará aos palcos em 2024 para se apresentar no Lollapalooza, onde foi escalado no posto de headliner. Ícones!

Skank em 2023

Principal banda de Minas Gerais, o Skank já havia enchido o Mineirão de fãs outras vezes.

Mas na turnê de despedida, anunciada em 2019 e realizada neste ano de 2023, o show no estádio teve ingressos esgotados, gravação para um futuro DVD e participação especial de Milton Nascimento.

NX Zero em 2023

Como falado anteriormente pelo próprio Samuel Rosa, o NX foi a última banda a integrar esse seleto grupo!

A turnê Cedo ou Tarde contou com mais de 40 datas nos maiores espaços do Brasil, e o encerramento em São Paulo teve direito a line-up de festival na abertura.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!