Renato Russo no clipe de
Reprodução/YouTube

O filho do saudoso Renato Russo, Giuliano Manfredini, está bastante incomodado com o uso da famosa música “Que País É Este?” em conteúdos publicados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com Mônica Bergamo, colunista da Folha de S. Paulo, Giuliano enviou uma notificação extrajudicial à ByteDance, proprietária do TikTok, solicitando que todos os vídeos publicados por bolsonaristas que contêm a música escrita por seu pai e popularizada com a Legião Urbana sejam removidos da plataforma.

Segundo a jornalista, no documento enviado, o herdeiro de Renato Russo aponta que as publicações, realizadas por por pelo menos sete perfis no TikTok, possuem “caráter político e ideológico alheios” aos que foram defendidos pelo lendário vocalista da Legião ao longo de sua carreira e que foram “ativamente combatidos” por ele.

Giuliano ainda solicitou que os dados cadastrais e os registros de IPs de cada perfil sejam disponibilizados.

Filho de Renato Russo e vídeos de bolsonaristas com “Que País É Este?”

Manfredini argumentou que seu intuito é fazer com que a faixa não seja usada “em prol de posicionamentos de direita, especialmente aqueles que enaltecem o governo Bolsonaro”.

O advogado Henrique Ventureli, que representa o produtor cultural, disse à Folha que, caso o pedido não seja atentido, “obviamente vamos optar pela via judicial”. Ele ainda reforçou que não descarta processar os usuários responsáveis pelas publicações dos vídeos.

Apesar da música ter sido escrita em 1978 por Renato Russo quando ele ainda integrava a banda Aborto Elétrico, a faixa só foi gravada em 1987, quando o Brasil tinha acabado de sair de uma ditadura militar e o o músico já estava na Legião Urbana.

Relembre o hino “Que País É Este?” no player abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!