Red Hot Chili Peppers
Foto por Clara Balzary

A de amor, B de baixinho… não, pera. Agora nós temos o “ABC do Anthony Kiedis“! Isso mesmo, os fãs de Red Hot Chili Peppers selecionaram as melhores músicas da banda para cada letra do alfabeto.

Isso aconteceu no Reddit, na página do fã-clube do grupo californiano, através de um processo bastante democrático. A cada dia, os internautas votaram nas suas faixas preferidas para uma letra, e a mais citada vencia.

Eis que agora temos as 26 selecionadas e, apesar de algumas serem óbvias como “Can’t Stop” para a letra C e “Otherside” na letra O, alguns clássicos como “Soul to Squeeze” e “Dani California” ficaram de fora da lista.

Na divisão por álbuns, Californication (1999) foi o vencedor com 8 músicas escolhidas, enquanto By The Way (2002) ficou em segundo com 6 faixas. Vale destacar que o disco Unlimited Love, de 2022, foi lembrado na letra L com “Let ‘Em Cry”.

Playlist com as melhores do Red Hot Chili Peppers

Como era de se esperar, o Red Hot não tem músicas que comecem com a letra X, então os fãs decidiram eleger um B-side no lugar: “Million Miles of Water”, que é lado B de “Dani California” (pelo menos aqui ela apareceu!).

É claro que o pessoal do Reddit já criou uma playlist com as melhores da banda de A a Z, e você pode ouvi-la logo abaixo depois de conferir a lista completa.

E aí, você mudaria alguma dessas escolhas?

As melhores músicas do Red Hot Chili Peppers de A a Z

A – “Around The World”
B – “By The Way”
C – “Can’t Stop”
D – “Dosed”
E – “Easily”
F – “Funky Monks”
G – “Give it Away”
H – “Hey”
I – “I Could Have Lied”
J – “Johnny, Kick a Hole in the Sky”
K – “Knock Me Down”
L – “Let ‘Em Cry”
M – “Minor Thing”
N – “Nobody Weird Like Me”
O – “Otherside”
P – “Parallel Universe”
Q – “Quixoticelixer”
R – “Road Trippin’”
S – “Scar Tissue”
T – “This Velvet Glove”
U – “Under The Bridge”
V – “Venice Queen”
W – “Wet Sand”
X – “Million Miles of Water”
Y – “Yertle The Turtle”
Z – “The Zephyr Song”

LEIA TAMBÉM: Red Hot Chili Peppers celebra The Strokes em foto histórica; veja

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!