Heavy Metal
Foto de símbolo do Heavy Metal via Shutterstock

Os admiradores do Heavy Metal podem não saber, mas sua preferência musical pode gerar alguns benefícios para sua saúde e até mesmo interferir em sua concentração.

A psicóloga clínica e terapeuta de Nova York, Dra. Nicole Andreoli, abordou recentemente os pontos positivos de ouvir o gênero em um novo vídeo compartilhado em sua conta do TikTok.

O vídeo viralizou e foi pensado como uma resposta ao registro de uma usuária chamada KatieLeigh37, que costuma publicar anedotas relacionadas ao metal. Em seu vídeo, ela aponta que tem a sensação de “paz total” ao ouvir o estilo em comparação com outras atividades cotidianas, como estar em público em uma loja.

Benefícios do Heavy Metal para a saúde

Reforçando o ponto apresentado por Katie, a Dra. Nicole Andreoli compartilhou um vídeo citando os benefícios do Heavy Metal, dizendo:

Quero explicar [por que] isso faz todo o sentido. Ouvir qualquer tipo de música pode ser terapêutico e pode permitir uma liberação emocional. O Heavy Metal não é exceção.

Descobriu-se que o Heavy Metal diminui as emoções negativas reduzindo os níveis de cortisol, o que ajuda a diminuir o estresse. A pesquisa descobriu que as pessoas que ouvem Heavy Metal tendem a pensar de forma mais lógica e em termos mais complexos do que aqueles que não ouvem Heavy Metal. Descobriu-se que o Heavy Metal ajuda mais com o foco.

Confira abaixo o vídeo com a explicação da psicóloga!

Heavy Metal é uma “maneira positiva de processar a raiva”

A psicóloga também apontou que, apesar das letras das músicas de Metal pesado se concentrarem na raiva, não existe nenhuma pesquisa que ligue o gênero com uma “dessensibilização à violência”.

Ao contrário disso, Nicole afirma que ouvir Heavy Metal pode ser “uma maneira positiva de processar a raiva com segurança”!

Estudo mostrou que a música pesada reduz a ansiedade

Em 2021, vale lembrar, um estudo revelou que clássicos do Heavy Metal ficaram em segundo lugar como as músicas mais eficazes na redução da ansiedade, com 89% dos participantes mostrando uma diminuição de 18% na pressão arterial e na frequência cardíaca ao ouvir músicas do estilo.

O diretor de um hospital da Turquia de transplante de cabelo e cirurgia estética ainda apontou que as músicas pesadas podem ajudar os ouvintes a processar seus sentimentos e levar a um maior bem-estar. Saiba mais detalhes aqui.

@drnicole_ny

#stitch with @KatieLeigh37 whats your favorite music genre?#music #musictherapy #psychology #mentalhealthtokhelps #psych #nyctherapist #mentalhealth #mentalhealthtips

♬ original sound – drnicole_ny

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!