James Hetfield em show do Metallica
Foto de James Hetfield via Shutterstock

Você sabia que a inteligência de um indivíduo pode refletir no gosto musical dele?

Bem, um novo artigo científico intitulado “O estilo musical de pessoas inteligentes” concluiu que o QI (quociente de inteligência) é um fator importante para determinar a preferência musical de uma pessoa, ainda que outros fatores como experiências pessoais e a influência do ambiente sejam relevantes na escolha musical de cada um (via Wikimetal).

Para obter o resultado apresentado na pesquisa, foram entrevistados 50 voluntários considerados inteligentes, segundo comprovações avaliadas em testes de QI.

A conclusão do estudo indica que “foi possível confirmar que a maioria dos indivíduos com QI alto preferem o Rock, seguido pelo Heavy Metal, como estilo musical e, para se concentrar nos estudos, a música clássica ou instrumental.”

O artigo foi escrito pelo Dr. Fabiano de Abreu Agrela, pós-PhD em neurociências, e por Roselene Espírito Santo Wagner, Ph.D em neurociências e doutora em psicologia, e publicado pela Revista Multidisciplinar de Ciência Latina.

Você pode ler o artigo na íntegra clicando aqui.

Influência da música

Recentemente, um estudo revelou que o tipo de música que ouvimos pode influenciar em nossas personalidades.

Os resultados mostraram que os fãs de Rock pesado, por exemplo, são pessoas “gentis”, revelando-se também “criativos” e “introvertidos”, mas com “baixa auto-estima”, apesar do gênero normalmente projetar imagens de “raiva, bravura e agressão”. Saiba mais detalhes aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!