Primeiro Knotfest
Imagem: Divulgação

Imagine você, fã de metal, esbarrar com um anúncio desses em 2012: um “carnaval obscuro”, com brinquedos de parque de diversões, tendas de circo e as maiores bandas do Rock pesado cuidando da trilha sonora.

Essa foi a promessa do primeiro Knotfest, festival criado pelo Slipknot e realizado em dois estados americanos há exatos 10 anos: em Iowa no dia 17 de agosto de 2012, e no Wisconsin no dia seguinte.

No line-up, além da banda de Corey Taylor como atração principal, estavam grandes nomes como Deftones, Lamb of God, Serj Tankian, Machine Head e Cannibal Corpse.

Na época do anúncio do evento, o percussionista e fundador do Slipknot, Shawn Crahan, disse à revista Rolling Stone que o festival resumia toda a filosofia da banda:

É tudo sobre se divertir e enlouquecer. Nós estaremos no controle, fazendo um dia dedicado à nossa mentalidade e das pessoas com quem queremos tocar junto, as pessoas que achamos que nossos fãs gostariam de estar por perto. Haverá cheiros, visões, audição, seu corpo todo estará sobrecarregado de estímulos, porque é isso que o Slipknot faz.

E não é que o evento correu exatamente como o previsto? Diferente do que se imagina para um festival desse porte em sua primeira edição, o Knotfest de 2012 não teve nenhum registro de problema ou reclamações graves.

A expansão do Knotfest, que chega ao Brasil em 2022

A segunda edição do Knotfest aconteceu apenas dois anos depois, em 2014, mas já com uma importante expansão: além de três datas na Califórnia em outubro, o festival desembarcou no Japão em novembro para mais duas datas.

Nos anos seguintes, o evento continuou crescendo. Em 2015, chegou ao México, em 2018 à Colômbia e, em 2019, foi a vez da França. Como você bem sabe, neste ano o festival chega ao Brasil pela primeira vez, e também terá edições inéditas no Chile, Alemanha e Finlândia.

No dia 18 de dezembro, em São Paulo, os fãs brasileiros irão curtir atrações como Bring Me The Horizon, Sepultura e Mr. Bungle (grupo paralelo de Mike Patton), além, claro, do Slipknot.

Disco novo do Slipknot vem aí

Vale lembrar que o grupo, um dos maiores do heavy metal, tem um disco novo anunciado para 30 de setembro. Recentemente, o Slipknot divulgou “Yen”, terceira prévia do novo trabalho.

Assista abaixo ao show completo do Slipknot na primeira edição do Knotfest, em 2012.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!