Scracho elogia Lagum, Melim e Vitor Kley
Arte: Bruce Rodrigues

Só quem viveu sabe: o início dos anos 2000 no Rio de Janeiro produziu uma mistura de Hardcore, Pop Punk e Reggae que ficou conhecida como “Riocore”. Um dos principais representantes desse movimento foi o Scracho.

Na ativa até hoje, a banda será uma das atrações do MITA Festival neste domingo (28) no Jockey Club, no Rio de Janeiro, e conversou com o Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos! sobre esse show especialíssimo, que terá transmissão na TV.

Para o vocalista Diego Miranda, a popularidade do grupo até hoje se explica pelos novos representantes do Pop Rock, que mantêm o estilo vivo nas rádios e na mídia.

Ele citou bandas de sua geração como Fresno e NX Zero – que também se apresentará no MITA – e nomes mais recentes como Melim, Vitor Kley e Ana Gabriela (assista ao vídeo mais abaixo):

Toda aquela geração, o próprio NX Zero, Fresno, todas as bandas que tavam na época com a gente tinham essa pegada Hardcore, Punk Rock, Pop Punk ou sei lá o que. Mas o Scracho, além dessa pegada, flertava com o Reggae desde o início, com essa coisa mais Sublime.

E eu vejo hoje bandas que têm alguma familiaridade com a gente como Lagum, Melim, essa galera que também puxa pro Reggae. A gente sabe, a Dedé principalmente que encontra essa galera por aí, que muitas dessas pessoas… Ana Gabriela, Vitor Kley, esse pessoal todo ouviu Scracho em algum momento da vida deles, sabe?

Dedé Teicher e o Pop “Good Vibes”

A baterista Dedé Teicher usou o termo Pop “Good Vibes” para resumir a afinidade entre esses artistas — não exatamente pela sonoridade, mas pela temática alegre ou romântica das canções:

Eu já ouvi um termo muitas vezes pra falar dessa galera, que é tipo um Pop “Good Vibes”, né? Talvez seja aí que o Scracho também… tudo bem, com pitadas mais de Hardcore, mais de Punk Rock, mais de Reggae… mais aqui, mais ali. Mas no final, o espírito da coisa, uma coisa mais solar, mais jovem, com esse tipo de energia. Talvez seja, energeticamente, que a gente se encontre ali também.

Faz sentido, né? Assista ao vídeo com esse corte ao final da matéria!

Continua após o player

Ouça e assista ao Podcast TMDQA!

No novo episódio do Podcast TMDQA!, repassamos todo o line-up do MITA Festival com Lana del Rey, Florence + The Machine, HAIM, Jorge Ben Jor, Natiruts e muito mais.

O programa também traz todas as novidades sobre o Foo Fighters e a trajetória de Tina Turner. Você pode ouvir de graça no player acima ou nos apps de streaming, e participar das gravações com a gente clicando aqui.

LEIA TAMBÉM: Revelação do Blues no Brasil, Nanda Moura elege os melhores guitarristas do gênero [Podcast]

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!