Nanda Moura elege os três melhores guitarristas do Blues
Imagens: Divulgação

O Blues pode estar ligado a grandes nomes do passado e dos Estados Unidos, como B.B. King e Muddy Waters, mas o gênero ainda pulsa forte no Brasil em 2023. Prova disso é a cantora e guitarrista Nanda Moura.

A artista, que participou do último episódio do Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos!, vai se apresentar no festival Best of Blues and Rock em São Paulo ao lado de outros gigantes da guitarra, como Buddy Guy e Tom Morello.

Aproveitando a ocasião, Nanda Moura listou pra gente os seus três guitarristas de Blues favoritos – e fugiu do óbvio! Ela incluiu dois nomes clássicos, mas também um brasileiro que segue fazendo shows.

Você pode conferir o ranking e as explicações de Nanda logo abaixo. Vale lembrar que a programação do Best of Blues and Rock, marcado para os dias 2, 3 e 4 de junho, inclui um time de mulheres poderosíssimas que vão mostrar toda a força do Rock nacional feminino.

Os 3 maiores guitarristas do Blues, segundo Nanda Moura

Robert Johnson

Robert Johnson
Imagem: Divulgação

Por mais que possa parecer ‘clichê’, em primeiro lugar está Robert Johnson. Todo guitarrista de Blues e Rock deveria escutar Robert Johnson a fundo. Cada vez que escuto, eu descubro uma coisa a mais, eu aprendo uma coisa nova. Então, ele é fundamental.

Lightning Hopkins

Lightning Hopkins
Imagem: Divulgação

Eu considero o Lighning Hopkins a personificação do ‘cool’ no Blues. Não só na forma de tocar, mas na interpretação, na forma completa do ‘bluesman’ que ele é, o fraseado, a métrica… Lighning Hopkins é o que há de mais ‘cool’ no Blues.

Otávio Rocha

Otávio Rocha
Reprodução: Facebook/Renata Duarte

Primeiro porque ele é um virtuoso na guitarra slide. Um cara com uma bagagem enorme, 30 e tantos anos de estrada. É um estudioso do Blues tradicional e um cara generosíssimo comigo desde sempre, importante na minha carreira em muitos pontos, e que eu tenho o prazer e a honra de ter tocando comigo nesse show no Best of Blues and Rock [com os membros do grupo Blues Etílicos].

Continua após o player

Ouça e assista ao Podcast TMDQA!

No novo episódio do Podcast TMDQA! – dê o seu play acima! – também comentamos a sexta-feira (19) recheada de lançamentos no Rock, incluindo Sleep Token, Yes, Dave Matthews Band, Sufjan Stevens e Paul Simon.

O programa vai ao ar todas as sexta-feiras, e você pode ouvir e assistir de graça nos apps de streaming e no YouTube. Participe das gravações com a gente e entre para o Grupo Secreto clicando aqui. Não esquece de seguir e comentar em @tmdqa no Instagram!

LEIA TAMBÉM: Lançando seu quarto disco, Mahmundi revela maior lição que aprendeu com Rita Lee [Podcast]

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!