Homenagem aos indígenas brasileiros em Cannes
Crédito: divulgação

Neste domingo (21), Alok teve a sua atuação junto aos povos indígenas brasileiros reconhecida ao receber prêmio no Festival de Cannes.

Durante evento promovido pela Better World Fund e organizado pela Amazônia Fund Alliance/Unesco na Riviera Francesa, o artista foi homenageado por seu comprometimento com os direitos e a cultura dos povos originários.

O prêmio de Alok foi recebido no palco pela deputada federal Célia Xakriabá e pelo Cacique Mapu Huni Kuī, atualmente atuando na novela Terra e Paixão, da TV Globo. Em sua fala, Célia destacou a parceria com o DJ e falou sobre a importância da promoção da pauta indígena:

Em nome do nosso querido amigo e DJ Alok, estamos aqui para agradecer este prêmio e para lembrar a todos sobre a importância de se preservar a floresta, as vozes indígenas. Não basta saber o canto, as rezas sagradas dos povos originários, é preciso também proteger as vozes e as vidas dessas pessoas que cantam e o Alok entendeu isso. Este prêmio é para ele, porque aprendeu não só o canto, mas também a importância de dar proteção e de defender as vozes e os corpos dos indígenas. Aproveito a ocasião para dizer que é urgente a demarcação de terras indígenas, bem como é urgente resistirmos contra a aprovação do PL 490 e o Marco Temporal que altera a legislação da demarcação de terras, flexibiliza o contato com povos isolados, proíbe a ampliação de terras que já foram demarcadas e permite a exploração de terras indígenas por garimpeiros.

Após cantar uma reza sagrada de seu povo para abençoar a todos presentes, Mapu complementou:

Eu quero dizer que acredito e confio muito em cada um de vocês para a gente fazer a diferença não somente em palavras, mas em ação. Fazer a diferença pela proteção da humanidade, para um clima mais saudável, uma água mais pura para as futuras gerações, pra que nós possamos manter o mundo equilibrado. E por fim, quero agradecer à Unesco e toda irmandade que nos acolhe e abriu as portas para que pudéssemos estar aqui presentes, trazendo essa aliança espiritual. Por último, quero agradecer o nosso DJ e irmão Alok, porque o futuro é ancestral.

Que vitória!

Turnê de Alok pelos EUA impediu sua presença em Cannes

Alok não pôde comparecer ao evento de forma presencial por estar em turnê nos Estados Unidos, onde se apresentou em Las Vegas na 27ª edição do Eletric Daisy Festival (EDC).

Apesar disso, ele participou da homenagem através de vídeo chamada e reafirmou sua vontade de ajudar os povos originários a ocuparem os mais diversos espaços sociais. Em seu discurso, Alok comentou:

Estou muito emocionado: este prêmio significa muito para mim! Estou triste de não estar aí com vocês, em função da turnê que estou fazendo na América do Norte. Agradeço à Better World Fund, ao Amazon Fund Alliance e à Unesco, e quero compartilhar este prêmio com a comunidade indígena brasileira que há séculos vem lutando pela valorização de sua identidade e pelo seu direito de viver. No Brasil, o que é ensinado nas escolas até hoje é uma visão colonizadora que omite a importância da cultura, do conhecimento e da sabedoria de um povo que há milhares de anos vive respeitando, celebrando e preservando a natureza.

Importantíssimo!

LEIA TAMBÉM: Pitty celebra 20 anos de “Admirável Chip Novo” com disco remasterizado e clipes em Full HD

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!