Nick Cave Roskilde 2018
Reprodução/YouTube

Você já deve ter ouvido falar sobre o ChatGPT, robô que usa inteligência artificial para conversar e dar respostas sobre tudo e se tornou sensação na internet no fim do ano passado. Quem está cansado de ouvir falar sobre ele é o cantor Nick Cave.

Em um novo texto publicado em seu blog, o lendário vocalista australiano divulgou a letra de uma música “ao estilo Nick Cave” que recebeu de um fã, criada com a ferramenta da OpenAI.

O refrão é um tanto sombrio e existencialista, assim como a obra do cantor, e tem versos como “Eu sou a escuridão, eu sou a luz / Eu sou o caçador, eu sou a presa / Eu sou o Diabo, eu sou o salvador”.

A letra até pode parecer que saiu da caneta de Nick Cave, mas o músico chamou os versos de “porcaria” e disse considerar que ferramentas de inteligência artificial são um “terror emergente”:

Desde seu lançamento, muitas pessoas, a maioria excitadas com uma espécie de admiração por algoritmos, me mandaram músicas ‘ao estilo Nick Cave’ criadas pelo ChatGPT. Basta dizer que eu não sinto o mesmo entusiasmo com essa tecnologia. Eu entendo que o ChatGPT está apenas começando, mas talvez esse seja o terror emergente da inteligência artificial: ela sempre vai estar apenas começando, sempre terá para onde ir, cada vez mais rápido. Ela nunca pode ser revertida ou desacelerada, porque vai na direção de um futuro utópico ou da nossa total destruição. Quem pode dizer o que será? Mas julgando por essa música, não parece bom. Essa música é uma porcaria.

Entenda como ChatGPT funciona

O ChatGPT é como outros chatbots que já vimos muitas vezes pela internet, só que muito mais avançado. Gratuitamente, ele pode escrever trabalhos acadêmicos, fazer contas matemáticas ou consertar códigos, sempre com respostas detalhadas e texto fluente.

Mesmo assim, Nick Cave acredita que a arte é inerente ao pensamento humano e às nossas experiências de vida, e a IA sempre será uma réplica:

O ChatGPT pode ser capaz de escrever um discurso, um ensaio ou um obituário, mas ele não pode criar uma música. Talvez possa até fazer uma música que seja, superficialmente, indistinguível da original, mas sempre será uma réplica. Músicas surgem do sofrimento, da complexa e interna batalha humana da criação, e pelo que eu saiba, algoritmos não têm sentimentos. Dados não sofrem. O papel melancólico do ChatGPT é imitar, ele nunca poderá ter uma autêntica experiência humana, não importa o quão desvalorizada e inconsequente a experiência humana possa se tornar com o tempo.

Difícil discordar!

Nick Cave deve lançar novo álbum com o Bad Seeds em 2023

No primeiro post do ano em seu blog, Nick Cave revelou que planeja lançar mais um disco com seus companheiros do The Bad Seeds em 2023. O último trabalho do grupo é Ghosteen, de 2019.

Desde então, o vocalista lançou alguns álbuns solo, um disco em parceria com Warren Ellis e as trilhas sonoras da série Dahmer: Um Canibal Americano e do filme Blonde.

LEIA TAMBÉM: Há 20 anos, Johnny Cash recebia Fiona Apple, Nick Cave e John Frusciante em seu épico disco de despedida

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!