Fabio Porchat detona Gkay em vídeo
Reprodução/Twitter

Depois de tanta polêmica nesta segunda-feira (26), Fabio Porchat resolveu dar uma pausa em suas férias para se pronunciar de forma oficial sobre a infame piada com a influenciadora Gkay.

Como te contamos por aqui, o ator do Porta dos Fundos citou a influencer em uma participação no quadro Melhores do Ano, do Domingão com Huck. Enquanto homenageava o falecido Jô Soares, Porchat disse:

A gente assiste aos personagens, entrevistas, e tenta aprender. Eu olho para o Jô e fico pensando: ‘O que ele faria com uma Gkay na frente dele?’. Foi por isso que ele preferiu nos deixar, às vezes.

Nas redes sociais, Gessica Kayane se mostrou bastante ofendida com a fala do humorista, dizendo que ele não tinha “noção alguma do quanto isso [a] fere em mil lugares” e até mesmo se depreciando, dizendo que “deve ser um lixo enorme”.

Fabio Porchat defendeu piada em vídeo

Com a repercussão do incidente saindo de controle, Porchat resolveu postar um vídeo em suas redes sociais onde faz uso de um exemplo de sua própria vida — uma participação bizarra no programa de Ronnie Von — para tentar ilustrar a ideia por trás de sua piada com a influenciadora.

Segundo ele, não houve nenhum ataque à pessoa da Gkay, mas sim à participação bem esquisita de Gessica no programa de Tatá Werneck, cujas cenas podem inclusive ser vistas no vídeo postado por Porchat e incluem, por exemplo, a influencer babando e saindo correndo pelo cenário de Tatá. Fabio explicou, nas suas palavras:

A minha piada com a Gkay no Melhores do Ano foi sobre a participação horrível dela no programa da Tatá Werneck. Eu não sei se vocês viram; vale a pena ver. Foi uma participação estranhíssima, caótica, ela deu uma entrevista em que ela babava água, ela saía correndo, a Tatá ficou apavorada e todo mundo viu isso. Todo mundo riu e todo mundo falou, ‘Meu Deus, que loucura! Que que essa menina tem? Por que que ela fez isso? Por que que ela pirou?’. No Melhores do Ano, o que eu falei? ‘Meu Deus, imagina entrevistar a Gkay, nem o Jô ia conseguir isso, que loucura’.

Ele prosseguiu, esclarecendo também que não se tratou de uma piada com a intenção de humilhar, muito menos de ofender a memória de Jô e as causas que circundam seu falecimento:

A piada não foi sobre morte de ninguém. A piada não é humilhando ninguém. A piada é simplesmente dizendo que seria uma loucura entrevistar a Gkay, que nem o Jô conseguiria entrevistar a Gkay. É essa que é a piada. É sobre isso a piada. O Jô não morreu por causa disso; eu não fiz uma piada brincando com a morte do Jô. Quando eu digo por exemplo, assim, ‘Nossa, eu estou morrendo de fome’. Eu estou morrendo de fome mesmo? Será que pessoas que estão morrendo de fome não vão se sentir ofendidas porque só porque eu estou com uma fominha eu estou fazendo pouco caso da fome dela? Não… Quando eu digo, ‘Meu Deus, o Jô preferiu ter ido do que entrevistar a Gkay’, não foi dizendo, ‘O Jô se suicidou, o Jô quis a morte’ [risada forçada] Ah, a morte do Jô… Não tem nada disso. Não forcem a barra. Não vamos por aí.

Na sequência do vídeo, o apresentador do Papo de Segunda falou sobre os motivos pelos quais acredita que Gkay se ofendeu tanto com a piada.

Porchat aponta ano problemático da influenciadora

Fabio insinuou que há outras questões por trás e que esse incidente foi uma “cereja do bolo”, algo que alguns internautas também apontaram e até foram além, dizendo que ela pode estar tentando esse episódio para causar uma reviravolta em sua imagem, que anda (supostamente) em baixa.

No vídeo, Porchat explica em meio a ironias:

Ela falou que o Natal dela foi estragado por conta dessa piada, meu Deus do céu. Eu acho que o Natal dela foi estragado pelo ano dela. Por quê? A Gkay fez uma entrevista estranhíssima na Tatá Werneck, muito ruim mesmo, que virou motivo de chacota e todo mundo caçoou dela. A Gkay fez um filme que foi um fracasso de público e um fracasso de crítica na Netflix — e eu não estou aqui dando minha opinião, não, porque eu não vi o filme. Estou dizendo o que falaram. Ela foi muito criticada como atriz e isso deve ter abalado ela.

Ainda em sua argumentação, o humorista relembrou as polêmicas acusações contra a influenciadora, que envolvem maus tratos e mais, que também citamos novamente nesta matéria aqui:

Tem um monte de notícia dizendo que ela maltrata pessoas. Que ela trata mal os funcionários, que ela trata mal a produção, que ela é uma estrela, que ela não sabe lidar com produção… Relatos de colegas, de atores, de comediantes dizendo que ela é insuportável, que não tem como trabalhar com ela.

Tudo isso fez o Natal dela um Natal miserável. A minha piada dizendo que, ‘Ai, que difícil entrevistar a Gkay’, desculpa, não tem nada de humilhante. Não tem nada de agressivo. Não tem nada, nada, mas absolutamente nada. O que tem é um acúmulo de um monte de coisa, e ninguém sabia que a Gkay estava nesse poço pra explodir.

Não é que a Gkay falou que tá deprimida e eu fiz piada; não é que a Gkay tá no hospital e eu fiz piada. Não, a Gkay está se vestindo de balão e indo na festa dela e essa é a pessoa — ela é uma comediante, ela brinca, ela sacaneia, e assim é. A gente sacaneia os outros, a gente sacaneia as pessoas.

Fabio finaliza o vídeo deixando claro que aprendeu uma lição com essa situação: a necessidade de se pronunciar. Ele também reforça que não pediu desculpas à influenciadora na mensagem que mandou a ela, pois acredita que não é necessário fazer isso por conta de uma “bobagem dessas”.

Fabio Porchat tentou contato com Gkay antes de vídeo em resposta

A mensagem em questão, aliás, foi uma tentativa de contato de Fabio antes de gravar esse vídeo em resposta. O conteúdo já havia sido revelado, como te contamos aqui, mas agora o próprio humorista contou o que escreveu:

Eu só falei, ‘Poxa, eu entendo que você deva estar mal, que essa piada te bateu ruim, não era pra bater ruim em você. Mas é assim, quando a gente tá em evidência a gente brinca, a gente sacaneia com os outros e eu estava te sacaneando’. Só isso. Ponto final.

Vale ressaltar que Gkay não se pronunciou após o vídeo de Porchat até o momento de publicação desta matéria, mas inicialmente disse que não responderia o contato do ator e explicou seus motivos:

Ele entrou em contato comigo, mandou mensagem de desculpas e tudo mais. Mas é aquela coisa, né. Ontem me senti bem triste com tudo. Achei que o programa foi humilhante de forma geral. Foi bem pesado, num nível que não se deve fazer com ninguém. Acho que não se brinca com a morte de ninguém. Não importa quem seja. Ainda mais uma pessoa que não está aqui para poder falar se iria me entrevistar ou não.

Pelo teor da resposta de Fabio, parece bem claro que ele focou seu vídeo em fazer justamente contrapontos aos argumentos levantados por Gkay. Em sua publicação, aliás, o humorista tem recebido inúmeras mensagens de apoio, enquanto poucos perfis têm discordado de seu posicionamento.

Você pode conferir a mensagem gravada por Fabio a seguir e, logo depois, o vídeo com a piada polêmica.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!