Rolando Boldrin no programa Sr. Brasil, da TV Cultura
Créditos: Reprodução / YouTube

Que quarta-feira triste para a música brasileira!

Além de Gal Costa, também perdemos Rolando Boldrin, aos 86 anos, vítima de insuficiência respiratória e renal. Ele estava internado havia dois meses.

Nascido em São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo, Rolando começou a carreira como cantor e ator de teatro. Mais tarde, se notabilizou como apresentador de TV e contador de histórias.

Seus famosos “causos” falavam da vida do sertanejo e do Brasil profundo de forma poética e divertida. Além disso, ele recebia grandes nomes e artistas iniciantes da música caipira para grandes apresentações.

Tudo isso aconteceu nos programas Som Brasil, na TV Globo, que ele apresentou entre 1981 e 1984, e Sr. Brasil, na TV Cultura, que começou em 2005 e esteve no ar até Rolando se afastar por problemas de saúde, este ano.

Para homenagear esse grande mestre, o TMDQA! separou 5 momentos inesquecíveis de Rolando Boldrin na televisão. Confira logo abaixo!

5 grandes momentos de Rolando Boldrin no Som Brasil e Sr. Brasil

As origens do Som Brasil (1984)

Você pode conhecer o Som Brasil, da TV Globo, como um programa de performances musicais, em uma de suas novas fases com apresentação de Patrícia Pillar ou Camila Pitanga.

Mas, quando foi criado por Rolando Boldrin no início dos anos 80, o programa tinha foco nos causos sertanejos e na viola caipira, como mostra o vídeo abaixo, um dos raros registros disponíveis da época.

Milton Nascimento no Sr. Brasil (2013)

Quando recebia grandes artistas no Sr. Brasil, Rolando preparava textos ainda mais bonitos para introduzir as músicas, como quando Milton Nascimento tocou uma linda versão de “Morro Velho”.

Os múltiplos talentos de Rolando Boldrin (2012)

Além de ser um grande apresentador, ator e contador de histórias, Rolando cantava e tocava viola transmitindo muita emoção. No Sr. Brasil, ele demonstrava todos esses talentos em questão de minutos. Veja abaixo.

Yamandu Costa dá aula de viola caipira (2017)

Um dos maiores instrumentistas do Brasil, Yamandu Costa se juntou a Rolando Boldrin para uma verdadeira aula sobre o uso do violão e da viola caipira na música regional brasileira.

Programa recente foi um dos favoritos de Rolando (2022)

Um dos últimos programas apresentados por Rolando Boldrin foi também um dos mais emocionantes para ele. O especial “pampas gaúchos” reuniu grandes artistas do Rio Grande do Sul no Sr. Brasil, levando o apresentador ao êxtase.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!