Lima Duarte e Milton Nascimento no Som Brasil
Reprodução / YouTube

Em 1987, Milton Nascimento foi um dos convidados do programa Som Brasil, transmitido pela Rede Globo e então apresentado por Lima Duarte.

O artista que se consagrou como um dos mais influentes músicos brasileiros ao longo da sua carreira de mais de 60 anos, foi recebido com uma longa salva de palmas da plateia.

Na conversa com o ótimo Lima Duarte, Milton explicou a origem de seu apelido Bituca e relembrou do início de sua relação com a música.

O artista brincou contando que sua mãe sempre disse que ao nascer ele cantou ao invés de chorar e revelou que ao ganhar uma sanfona de dois baixos ele juntava os amigos em uma hora para tocar e contar histórias que ele inventava na hora.

Milton Nascimento no Som Brasil

Na entrevista, Lima Duarte também questionou Milton sobre algumas de suas primeiras músicas de sucesso como “Cio da Terra” em parceria com Chico Buarque, “Morro Velho” e “Noites do Sertão”.

Depois do músico comentar sobre cada uma delas, ele foi homenageado com Pena Branca e Xavantinho cantando “Cio da Terra”, Joyce cantando “Morro Velho” e Tavinho Moura com o grupo Invoquei o Vocal interpretando “Noites de Sertão”.

Além disso, eles conversam rapidamente sobre os filmes que Milton Nascimento tinha participado, incluindo “Os Deuses e os Mortos” (1970), “Fitzcarraldo” (1982) e “Noites do Sertão” (1983).

Este ano, Milton Nascimento completou 80 anos de idade e está se despedindo dos palcos com sua belíssima turnê “A Última Sessão de Música”. Te contamos alguns detalhes deste show aqui.

Confira esse momento super especial no vídeo abaixo.

Morte de Rolando Boldrin

Vale lembrar que o programa Som Brasil foi criado e apresentado pelo incrível Rolando Boldrin, que nos deixou recentemente.

O ator, cantor e instrumentista apresentou o programa entre 1981 e 1984 quando, insatisfeito com o horário de exibição, deixou o posto e foi substituído justamente por Lima Duarte, que ficou até 1989, sendo substituído por Chico Anysio.

Você pode ver uma linha do tempo de apresentadores, com Alexandre Garcia, Carlos Nascimento, Zeca Camargo e mais, acessando a página do programa na Wikipedia.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!