Floor Jansen, vocalista do Nightwish
Reprodução / Instagram

Os fãs brasileiros do Nightwish estavam vivendo um ótimo momento. A banda atualmente liderada por Floor Jansen acaba de passar pelo país, com shows em São Paulo e no Rio de Janeiro, e a vocalista — como sempre — deu um show particular durante as apresentações.

No entanto, infelizmente, Floor acaba de avisar aos fãs que foi diagnosticada com câncer de mama e começará a fazer tratamento em breve. A boa notícia é que a expectativa é de uma recuperação completa e rápida, mas ainda assim a doença traz seus riscos.

Abaixo, você pode ler um comunicado feito pela própria Floor nas redes sociais com nossa tradução em português.

Floor Jansen (Nightwish) é diagnosticada com câncer de mama

Uma carta a vocês,

A vida vem em ondas, com bons e maus momentos.

Eu tive a alegria de curtir muitos bons momentos, e eu os compartilhei com vocês através das redes sociais e dos vários, vários shows ao redor do mundo através dos vários anos da minha carreira.

Mas agora uma nova onda me atingiu. Não é uma onda boa. Eu tenho câncer de mama. Foi diagnosticado cerca de duas semanas atrás e eu vou fazer cirurgia amanhã para remover o tumor. Meu prognóstico é muito bom!!! Parece ser um câncer não-agressivo, que parece não ter se espalhado. Eu vou manter minha mama. E eu estarei sem câncer depois dessa cirurgia, além de um tratamento de radiação no local que acontecerá três meses depois dessa cirurgia, se tudo der certo. Nós vamos saber mais depois da cirurgia para confirmar se esse prognóstico positivo continua.

A palavra câncer é assustadora. Tudo que parecia ser importante na vida antes desse diagnóstico muda radicalmente dentro de minutos. Agora eu só quero ser saudável novamente. Eu quero ver minha filha crescer e se tornar uma mulher; eu quero viver! E a parte que mais assusta desse diagnóstico é que eu pensei que era saudável! Eu não sentia o câncer, eu não sabia que ele estava lá até que eu, como uma mulher de mais de 40 anos, fiz o checkup padrão da mamografia. Algo que muitos países oferecem, até de graça para os sortudos.

Se eu não tivesse ido lá, o tumor não teria sido detectado. Daqui um ano isso poderia ter ficado bem maior. Pensar nisso me faz compartilhar essa história com vocês. Uma mamografia pode salvar vidas! É desconfortável e você pode pensar que não vai ter nada nos seus seios de jeito nenhum mas VÁ! E para os homens lendo isso: lembrem suas esposas, namoradas, mães, irmãs de irem fazer o exame. Mesmo sem o luxo que eu como uma mulher ocidental tenho de ter exames de mamografia gratuitos: VÁ! Por sorte, há várias organizações que oferecem informações sobre o autoexame se você não tiver acesso ou fundos para uma mamografia.

Se eu puder te inspirar a cuidar bem de si mesma, então algo bom vai ter saído desse diagnóstico de câncer. Se tudo correr como planejado, eu estarei novinha em folha à tempo da turnê europeia do Nightwish, que vai começar em 20 de Novembro! E eu estou otimista uma vez que meu prognóstico é bom! Eu prometo me cuidar bem.

Eu estarei fora do mapa por um tempo para focar em mim mesma.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!