Seu Jorge e Mano Brown, dos Racionais
Fotos via Reprodução/Instagram e Pedro Dimitrow/Spotify

Como você deve estar sabendo, Seu Jorge foi alvo de ofensas racistas e outros tipos de xingamentos depois de um show realizado recentemente em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Em meio a essa situação péssima, se teve algo que o acompanhou desde a noite da apresentação no Grêmio Náutico União até o vídeo em que ele se pronunciou a respeito da situação foram os Racionais MC’s.

De acordo com uma testemunha que preferiu não se identificar, inicialmente o show aconteceu de forma tranquila e, antes de Seu Jorge convidar um jovem de 15 anos para tocar cavaquinho, ele declamou a famosa “Negro Drama” do grupo liderado por Mano Brown. A testemunha explicou:

Ele não fez nada de diferente, já fui em alguns shows dele. Ele declamou uma música do Racionais MC’s, que chama ‘Negro Drama’, fazendo alusão à questão racial. Em um determinado momento, chamou um menino que toca cavaquinho, apresentou ele, disse que tinha 15 anos, falou que era um talento e, nesse momento, falou sobre a maioridade penal, quis dizer que a questão não é prender mais cedo ou mais tarde, e sim dar condições para esses jovens.

No relato, a testemunha ainda diz que em um primeiro momento a plateia pareceu aplaudir as declarações de Seu Jorge; porém, depois de um tempo, algumas pessoas chamaram o músico de “macaco” e também de “negro vagabundo”, enquanto outras pessoas gritavam “mito, mito”, em referência ao presidente Jair Bolsonaro. Saiba mais detalhes aqui.

Seu Jorge e Racionais MC’s

Como te contamos aqui, não demorou muito para que o próprio artista se pronunciasse sobre o que aconteceu.

Seu Jorge compartilhou um vídeo em que aparece sentado, com uma bandeira do Rio Grande do Sul ao fundo, onde fez um discurso poderoso elogiando a história do estado ao mesmo tempo em que separa as pessoas de boa-fé da parcela preconceituosa da população.

Ao final de seu depoimento, o lendário artista mais uma vez cita uma letra dos Racionais. Desta vez, Seu Jorge declama um pequeno trecho do clássico “Jesus Chorou” para encerrar sua fala:

Amo minha raça, luto pela cor. E o que quer que eu faça é por nós, e por amor. Racionais MC’s.

Você pode conferir o discurso completo de Seu Jorge no vídeo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!