7 músicos que falharam muitas vezes antes de chegarem ao sucesso
Imagens: Divulgação

Depois de cunhado o termo nepo baby, que se refere a músicos e artistas de forma geral que nasceram numa família artística e com condições privilegiadas, muitos fãs têm valorizado ainda mais a trajetória de cantores e cantoras que não tiveram uma infância fácil.

Quem é artista independente sabe de todos os perrengues e fracassos que antecedem a fama, e podem se inspirar em grandes artistas brasileiros e gringos, do Rock ao Pop, como Seu Jorge, Jay-Z, Jimi Hendrix e Pabllo Vittar.

O TMDQA! reuniu as histórias de sete ídolos da música que superaram muitas dificuldades – sejam elas financeiras, culturais ou raciais – para chegar onde estão. Confira abaixo!

LEIA TAMBÉM: Os 10 clipes de artistas mulheres mais vistos na história do YouTube

7 músicos que batalharam muito antes da fama

Jay-Z

Hoje ele é um dos rappers mais cultuados da história, dono de um império que inclui empresas de tecnologia, marcas de roupas e tênis, rótulos de bebidas e veículos de mídia, além de ser o maridão da diva Beyoncé.

Mas Shawn Corey Carter teve uma infância muito dura no Brooklyn, foi abandonado pelo pai e precisou vender drogas nas ruas para se sustentar. Sem conseguir um contrato com gravadoras, ele vendeu seus discos em seu próprio carro antes de lançar o próprio selo, a Roc-A-Fella Records, que mais tarde lançaria a carreira de Kanye West e outros.

Elza Soares

Uma das maiores artistas brasileiras de todos os tempos, Elza Gomes da Conceição nasceu nas favelas de Padre Miguel, no Rio de Janeiro, e aos 21 já estava viúva e tinha três filhos para criar. Ela já compunha suas próprias canções, mas precisava trabalhar como faxineira.

Quando finalmente conseguiu um espaço no programa de calouros de Ary Barroso, em 1953, Elza foi ridicularizada por sua imagem antes de impressionar a todos com sua voz. E o resto é história!

Jimi Hendrix

A curta carreira do guitarrista durou apenas quatro anos, mas esse período foi fruto de muito esforço e muitas frustrações. Apesar do enorme talento, Hendrix foi vaiado diversas vezes em turnês ao lado de lendas como Little Richard, The Isley Brothers e The Monkees.

Foi só aos 24 anos, quando se mudou para o Reino Unido, que ele emplacou sucessos nas paradas locais ao lado da banda The Jimi Hendrix Experience. Nos EUA, a fama só veio depois de seu último álbum, Electric Ladyland, apenas dois anos antes de sua morte.

Katy Perry

Trazendo para um caso mais atual, a cantora Pop é um verdadeiro exemplo de resiliência. Criada num ambiente religioso, ela lançou seu primeiro disco voltado para o Gospel aos 17 anos, mas o trabalho vendeu apenas algumas centenas de cópias e a gravadora fechou as portas logo em seguida.

Ela chegou a assinar mais dois contratos de gravação, mas ambos fracassaram, e Katheryn Elizabeth Hudson passou a fazer shows como backing vocal. O sucesso só veio aos 24 anos, quando a Capitol Records finalmente bancou o álbum One of the Boys (2008), que tinha os hits “Hot N’ Cold” e “I Kissed a Girl”.

Tudo isso, claro, sem contar com a mudança de nome obrigatória: devido à existência da já famosa atriz Kate Hudson, a jovem teve que adotar um pseudônimo artístico e se tornou a Katy Perry que tanto amamos!

Seu Jorge

Nem todo mundo sabe que o multi-talentoso Seu Jorge despontou num grupo de Samba Rock chamado Farofa Carioca, quando tinha 27 anos. Antes disso, Jorge Mário da Silva viveu tantas dificuldades que foi obrigado a viver na rua entre 1993 e 1997.

Entre tragédias familiares e muita discriminação, ele começou a trabalhar ainda na infância como borracheiro, mas foi graças a uma companhia de teatro que ele se encontrou na arte e, com apoio dos colegas, lançou o primeiro disco Samba Esporte Fino em 2001, aos 31 anos de idade.

Billy Corgan

Depois de viver uma infância incrivelmente traumática com o pai que era traficante de drogas, o vocalista decidiu sair de Chicago aos 18 anos para viver a cena Rock da Flórida. A banda que ele formou por lá, chamada The Marked, não fez sucesso e ele retornou para seu estado sem nenhum dinheiro.

Foi só aos 21 anos que William Patrick Corgan conheceu o guitarrista James Iha e formou o Smashing Pumpkins, que explodiu já com o álbum de estreia em 1991. Mas, durante tudo isso, Corgan enfrentou doenças como síndrome do pânico, TOC e pensamentos suicidas. Atualmente ele é um porta-voz de organizações contra o abuso infantil.

Pabllo Vittar

Apesar de ter nascido na linda cidade de São Luís, no Maranhão, Phabullo Rodrigues da Silva passou a infância e adolescência peregrinando por cidades no interior daquele estado, do Pará, Minas Gerais e São Paulo, sempre enfrentando dificuldades financeiras e preconceito por conta de sua sexualidade.

Ele precisou trabalhar em restaurantes, salões de beleza e empresas de telemarketing antes de descobrir a arte drag, e foi só em 2015, aos 22 anos, que conseguiu a visibilidade com o hit “Open Bar”, que faria com que ela se tornasse uma das queens mais populares do mundo atualmente.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!