Seu Jorge
Foto por @fabionunes360 (via Reprodução/Instagram)

O show de Seu Jorge no Rio Grande do Sul que ficou marcado por ataques racistas ao cantor segue dando o que falar. Dessa vez, uma testemunha presente no local se pronunciou e deu detalhes sobre as ofensas proferidas contra o cantor.

Como nós te contamos aqui no TMDQA!, o músico se apresentou em Porto Alegre e após o show foi alvo de ofensas racistas e outros tipos de xingamentos por parte da plateia do Grêmio Náutico União, onde ocorreu a performance.

Enquanto a Polícia Civil aguarda as imagens de câmeras de segurança do espaço, que devem ser entregues em até três dias com o objetivo de identificar os suspeitos de praticar os crimes de racismo, o depoimento da testemunha, que não quis ter sua identidade revelada, vem circulando em portais e redes sociais para reforçar a absurdez da situação vivida por Seu Jorge.

Testemunha relata ofensas racistas a Seu Jorge

Conforme conta o g1, a pessoa que esteve presente no evento declara que o público presente parecia estar “animado” e chegou até a gritar “mais um, mais um” antes de surgirem as ofensas misturadas com gritos de “mito, mito”, em referência ao presidente Jair Bolsonaro:

Começaram a gritar ‘mais um, mais um’, mas, logo em seguida, alguns sons de ‘uh, uh’. Primeiro, eu pensei que estavam vaiando. E já parecia estranho pra mim uma pessoa num show começar a vaiar. Depois, eu vi que eram movimentos de macaco. Cheguei a ouvir ‘negro vagabundo, vagabundo’ e, depois, pessoas gritando ‘mito, mito’.

Ele não fez nada de diferente, já fui em alguns shows dele. Ele declamou uma música do Racionais MC’s, que chama ‘Nego Drama’, fazendo alusão à questão racial. Em um determinado momento, chamou um menino que toca cavaquinho, apresentou ele, disse que tinha 15 anos, falou que era um talento e, nesse momento, falou sobre a maioridade penal, quis dizer que a questão não é prender mais cedo ou mais tarde, e sim dar condições para esses jovens.

O relato corrobora outros que foram ouvidos anteriormente, mas adiciona que em um primeiro momento a plateia pareceu aplaudir as declarações de Seu Jorge. No entanto, após um tempo, vieram os ataques ao cantor e, quando ele voltou ao palco, apenas agradeceu e foi embora:

Ele disse ‘espero que vocês fiquem bem.’ Nesse momento, foi pior, as pessoas gritaram, vaiaram. Colocaram uma música e as pessoas se dispersaram. Mas vi muitas saindo indignadas de lá. Foi muito ruim, foi horrível.

Nas redes sociais, circulam também relatos e vídeos que mostram o artista “fazendo o L”, como quem declara apoio a Lula na corrida presidencial de 2022. Naturalmente, diversos comentários já surgiram dizendo que a posição política do cantor não importa e ele não deveria ser vítima de racismo sob hipótese alguma.

Você pode ver algumas dessas publicações ao final da matéria.

Veja vídeo em que delegada identificou gritos racistas contra Seu Jorge

Mesmo sem ter ainda as imagens oficiais das câmeras de segurança do local, a delegada Andrea Mattos, titular da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância, já parece estar convencida de que houve prática de racismo contra Seu Jorge.

Isso por conta de um vídeo de celular, que chegou até a Polícia Civil e mostra justamente os momentos finais da apresentação do cantor. No registro, segundo a delegada responsável pelo caso, é possível ouvir alguém gritando “macaco” e pessoas imitando o som do animal.

Você pode assistir ao vídeo abaixo.

https://twitter.com/fbg94__/status/1582360889252261891?s=20&t=n9K5es-HSfwN6h-A0opXlA

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!