Joe Duplantier com o Gojira no Rock In Rio 2022
Foto por Diego Castanho / TMDQA!

A banda francesa Gojira é um dos maiores nomes do Metal na atualidade.

Extremamente técnicos, os músicos do quarteto são responsáveis por alguns dos traços mais inovadores do gêneros nos últimos anos e costumam ser celebrados por gigantes do estilo, que não escondem o apreço pelos caras.

Acontece que mesmo tudo isso pode não ser suficiente para agradar uma plateia sedenta por outra banda, mas no caso do Gojira, a missão foi bem sucedida.

Como foi o show do Gojira no Rock In Rio

A apresentação percorreu quatro discos do grupo, dando ênfase para o mais recente deles, Fortitude, lançado em 2021.

Enquanto não é exatamente dona de hits que fãs de Metal sabem cantar do início ao fim, a banda é respeitada e isso pôde ser visto na plateia que já estava se preparando para ver o Iron Maiden, grande atração do dia.

Aliás, o Dia do Metal poderia ser facilmente chamado de “Dia do Iron Maiden” no Rock In Rio 2022, e isso tornou a tarefa dos franceses no Palco Mundo ainda mais ingrata, já que um show ruim poderia significar uma série de vaias.

Continua após a foto

Joe Duplantier com o Gojira no Rock In Rio 2022
Foto por Diego Castanho / TMDQA!

Não foi isso que aconteceu, e além de poder desfilar seus riffs, o vocalista e guitarrista Joe Duplantier também fez questão de mostrar seu ativismo desde a cara pintada até o convite para que indígenas da Amazônia subissem ao palco (e batessem cabeça).

Há algum tempo, Joe é um ícone da luta pela Amazônia brasileira e, inclusive, foi até Brasília para lutar pela causa na votação do Marco Temporal, como nós falamos por aqui.

No palco, ele pintou a cara, falou sobre como nós temos responsabilidades para cuidar do que é nosso, e liderou a banda com um final pra lá de quente ao tocar “Amazonia”, faixa de Fortitude que fala sobre as queimadas recentes em nosso território:

Há fogo no céu
Você está na Amazônia
O maior dos milagres
Está queimando até o chão

No passado, vale lembrar que bandas como Ghost, mesmo celebrada por nomes como James Hetfield e Dave Grohl, se viu em apuros ao tocar antes de gigantes no Rock In Rio.

O Gojira soube driblar tudo isso e se deu bem, conquistando novos fãs com certeza absoluta.

Setlist

  1. Born for One Thing
  2. Backbone
  3. Stranded
  4. Flying Whales
  5. The Cell
  6. Grind
  7. Silvera
  8. Another World
  9. L’enfant sauvage
  10. The Chant
  11. Amazonia
Christian Andreu com o Gojira no Rock In Rio 2022
Foto por TMDQA! / Diego Castanho

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!