Mulher ouve música em seu celular
Foto Stock via Shutterstock

A nova realidade do mercado artístico e cultural está diante de nós: ingressos de shows e festivais esgotando rapidamente, mesmo sem muita divulgação do que chamamos de “grande mídia”, e influenciadores digitais liderando campanhas publicitárias de marcas tradicionais.

O setor de eventos e entretenimento, que sofreu uma perda de faturamento de 49% nos primeiros meses da pandemia, está se reerguendo. Mas, agora, todas as estratégias giram em torno do mundo online para permitir novos alcances, inclusive para bandas e artistas.

Essa foi a análise feita por Priscila Metzker, fundadora da Feat Music, empresa que cria experiências e conteúdos musicais para aproximar uma marca de seus consumidores. Ela participou do terceiro episódio do FofoCoffee, podcast apresentado pelo empresário Bruno Martins.

Para Priscila, os artistas precisam aprender a linguagem multimídia, porque as empresas que antes concentravam o dinheiro em ações de TV aberta e grandes portais agora estão buscando os “microinfluenciadores”:

Hoje, os artistas estão pensando mais nas suas plataformas digitais, estratégias e experiências híbridas. A gente tem visto cada vez mais o poder de engajamento e influência de artistas em conteúdos desse tipo. Isso também acontece com a música, já que o streaming acelerou e permitiu ao público conhecer mais nomes. Daqui em diante, a gente vai ver cada vez mais investimentos de marcas em artistas independentes e com pautas de conteúdo regional e de diversidade.

Ouça o programa com Priscila Metzker no player abaixo!

Podcast FofoCoffee aborda bastidores do mercado musical

Além de Priscila Metzker, o FofoCoffee já recebeu Francesca Altério, diretora de festivais da Time For Fun, Nando Machado, da ForMusic, e Tony Aiex, editor-chefe do Tenho Mais Discos Que Amigos!.

Os quatro episódios lançados até aqui estão disponíveis em todos os aplicativos de podcast.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!