Mulher ouve música em seu celular
Foto Stock via Shutterstock

A nova realidade do mercado artístico e cultural está diante de nós: ingressos de shows e festivais esgotando rapidamente, mesmo sem muita divulgação do que chamamos de “grande mídia”, e influenciadores digitais liderando campanhas publicitárias de marcas tradicionais.

O setor de eventos e entretenimento, que sofreu uma perda de faturamento de 49% nos primeiros meses da pandemia, está se reerguendo. Mas, agora, todas as estratégias giram em torno do mundo online para permitir novos alcances, inclusive para bandas e artistas.

Essa foi a análise feita por Priscila Metzker, fundadora da Feat Music, empresa que cria experiências e conteúdos musicais para aproximar uma marca de seus consumidores. Ela participou do terceiro episódio do FofoCoffee, podcast apresentado pelo empresário Bruno Martins.

Para Priscila, os artistas precisam aprender a linguagem multimídia, porque as empresas que antes concentravam o dinheiro em ações de TV aberta e grandes portais agora estão buscando os “microinfluenciadores”:

Hoje, os artistas estão pensando mais nas suas plataformas digitais, estratégias e experiências híbridas. A gente tem visto cada vez mais o poder de engajamento e influência de artistas em conteúdos desse tipo. Isso também acontece com a música, já que o streaming acelerou e permitiu ao público conhecer mais nomes. Daqui em diante, a gente vai ver cada vez mais investimentos de marcas em artistas independentes e com pautas de conteúdo regional e de diversidade.

Ouça o programa com Priscila Metzker no player abaixo!

Podcast FofoCoffee aborda bastidores do mercado musical

Além de Priscila Metzker, o FofoCoffee já recebeu Francesca Altério, diretora de festivais da Time For Fun, Nando Machado, da ForMusic, e Tony Aiex, editor-chefe do Tenho Mais Discos Que Amigos!.

Os quatro episódios lançados até aqui estão disponíveis em todos os aplicativos de podcast.

NOTÍCIAS MAIS QUENTES no RESUMO DA SEMANA

Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo da música, bem como dos lançamentos nacionais, ouvindo o Resumo da Semana, programa do Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos!