Festival CoMA
Foto por Luara Baggi (via Divulgação)

Há alguns anos, o Festival CoMA vem se estabelecendo como o grande evento do Centro-Oeste. Em 2022, a tendência é isso voltar a acontecer depois de uma breve pausa nas edições presenciais por conta da pandemia, com um line-up que já começou a ser revelado e traz grandes atrações como Gal Costa, BRAZA, Don L e ÀTTØØXÁ com Carlinhos Brown.

Enquanto esperamos as outras escalações do festival, a empolgação aqui no TMDQA! é tanta que resolvemos montar um roteiro para quem vai sair de outras cidades para ir ao evento. Afinal de contas, é uma oportunidade e tanto para conhecer a capital federal, já que o CoMA voltará a acontecer em Brasília nos dias 4 a 7 de Agosto.

Então, vem com a gente entender como se organizar e o que fazer nesses dias!

Como será o Festival CoMA 2022?

Caso você ainda não conheça o CoMA, saiba que o nome do festival diz muito sobre a sua proposta. A sigla se traduz para Consciência, Música e Arte, o que reforça o propósito multidisciplinar do evento que acontece desde 2017 na capital do Distrito Federal, que é sempre evidenciado mais do que nunca nos primeiros dias de sua realização.

Continua após a foto

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Festival CoMA | Brasília (@festivalcoma)

Neste caso, estamos falando dos dia 4 e 5 de Agosto. É nesses dias que brilha a parte da Convenção, que anualmente recebe alguns dos maiores nomes da indústria musical em diferentes atividades e painéis que acrescentam (e muito) na vida de qualquer apreciador da arte, esteja ele envolvido diretamente ou indiretamente na produção dela ou apenas consumindo-a.

Desde palestras com relatos sobre o icônico festival Burning Man até aulas de como distribuir sua música nas plataformas digitais de maneira mais eficiente, o CoMA sempre traz uma programação fantástica em seus primeiros dias.

Nos outros dois dias, no caso 6 e 7 de Agosto, é onde o bicho pega para quem só quer curtir uma boa música ao vivo. Tomando conta do Gramado da Funarte, bem no centro da cidade, o festival costuma ocupar também espaços como o Planetário, gerando algumas das experiências mais belas e únicas que qualquer festival brasileiro pode proporcionar.

Quem vai se apresentar no CoMA 2022?

O CoMA divulgou uma programação pra lá de recheada para sua edição de 2022. Nos dias 6 e 7 de Agosto, músicos incríveis da nova geração e até artistas lendários do cenário nacional tomarão conta de Brasília.

No primeiro dia, por exemplo, temos um show especialíssimo do ÀTTØØXÁ com Carlinhos Brown, além de apresentações de ‘Akhi Huna, Don L, Luísa e os Alquimistas, Maglore, MC MarechalTasha & TracieVitor Ramil, Urias, Gaby Amarantos, Menores Atos, Glau Tavares e muito mais.

Continua após a imagem

Programação completa do Festival CoMA

Já no segundo dia, um domingo, a lendária Gal Costa comanda a festa que também terá a presença de ÀvuáBala DesejoJean TassyLamparinaMartinha do Coco, RemobíliaBRAZA, Rico Dalasam, Jovem Dionisio e outros grandes nomes.

Tudo de melhor que tem rolado na cena nacional, hein?

O que fazer em Brasília?

Como te falamos no começo dessa matéria, o Festival CoMA é, além de tudo, uma ótima oportunidade de conhecer a capital federal. É importante ressaltar que a programação completa do evento vai requerer bastante tempo — e tudo vale a pena, claro, desde as atrações que forem abrir os dias com programação musical até os primeiros painéis dos dias da convenção.

No entanto, é possível encaixar momentos para turistar um pouco e a gente está aqui pra te dar umas dicas. Nos dias das convenções, por exemplo, uma boa pedida é aproveitar o fato de serem dias com menos atividades físicas (a maioria dos eventos acontece em auditórios) para curtir a noite brasiliense.

Continua após a foto

Tuyo no Festival CoMA
Foto por Cadu Andrade

Na última edição presencial do CoMA, o próprio evento ofereceu algumas opções super legais. O Clube do Choro, por exemplo, recebeu a final do torneio Brasília Independente, que buscava revelar atrações independentes da capital, além de shows durante o festival em si, como o da Tuyo, que pode ser visto no registro acima; já a Cervejaria Criolina, que infelizmente foi fechada durante a pandemia, teve a final da seletiva Road to Indie Week, que levou uma banda local para tocar no Canadá.

Além de tudo isso, o Gramado da Funarte também recebeu, na edição de 2019, uma festa de abertura com atrações voltadas à música eletrônica. Vale a pena ficar de olho nos próximos anúncios mas, para além de tudo isso, boas opções mais tradicionais são uma visita ao Pontão do Lago Sul, um local que fica à beira do lago, com entrada gratuita e diversas opções gastrônomicas e de lazer, ou uma ida à Corina Cervejaria, um local com cerveja de fabricação própria e que está sempre recheado de gente boa.

Continua após o vídeo

E nos dias com shows?

Na edição de 2019, os shows do CoMA começaram apenas por volta das 16h, o que deixa um belo espaço para quem quiser conhecer os pontos turísticos da capital nas primeiras horas do dia. Aqui, vale o conselho: deixar o centro para o final é uma ótima pedida, já que locais como o Congresso Nacional, a Praça dos Três Poderes, a Biblioteca Nacional, a Catedral e o Memorial JK ficam bem perto de onde o evento acontece.

Praticamente do lado dos palcos, no entanto, está a Torre de TV de Brasília, famosa não apenas pela belíssima vista que proporciona da cidade mas também por sua tradicional Feirinha, que possui diversas bancas com artesanato e é o lugar perfeito para garantir sua lembrança da viagem. Além disso, a Torre hoje conta com um restaurante interno, chamado Mezanino, onde é possível comer com a vista incrível.

Continua após o post

Quem se animar para ir um pouco mais longe também pode visitar o Jardim Botânico, se for fã da natureza, ou até mesmo o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que praticamente sempre tem alguma programação cultural bem legal acontecendo. Os dois, em especial o segundo, ficam próximos da tradicional Ponte JK, que também vale sua visita e possui uma orla com opções gastronômicas.

Por fim, outra opção interessante é o turismo religioso — mesmo pra quem não é lá muito ligado a isso. A Ermida Dom Bosco, localizada próxima à Barragem do Lago Paranoá, possui uma das mais belas vistas da cidade. Já a tradicional Igrejinha, com seus famosos azulejos, é outra boa pedida para gerar boas fotos e, além disso, uma bela refeição graças ao cachorro-quente do local, o mais celebrado da cidade.

Um pouco mais distante também está o Templo da Boa Vontade, com sua arquitetura diferentona, que costuma ser um dos destinos preferidos dos turistas justamente por não impor nenhuma religião.

Ingressos para o CoMA 2022

E aí, preparado pra embarcar pro Festival CoMA? Os ingressos já estão à venda por este link e você ainda pode garanti-los em primeiro lote, ao preço de R$80 (valor da inteira) por dia. A gente se vê por lá!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!