TikTok
Foto Stock via Shutterstock

Os dois últimos anos mostraram como o TikTok se tornou uma importante ferramenta para que artistas, principalmente os independentes, conseguissem se destacar na indústria da música.

O portal Vox e jornalistas do The Pudding se uniram em 2021 para realizar um projeto que analisa se artistas indie e independentes que se tornaram virais na plataforma em 2020 e 2021 conseguiram mudar o panorama de suas carreiras por conta destes fenômenos.

Como informa o Digital Music News, os dados utilizados no estudo foram retirados do Chartmetric a partir das listas de reprodução públicas do Spotify, já que a plataforma possui milhares de listas de reproduções que rastreiam hits virais do TikTok.

Um dos requisitos estabelecidos pelos pesquisadores eram que uma música tivesse que ser adicionada a uma lista de reprodução viral da plataforma chinesa entre Janeiro e Dezembro de 2020. Eles então classificaram as músicas por popularidade, filtrando aquelas com menos de 100 mil postagens.

Os dados mostram uma lista de cerca de 1500 músicas que se tornaram virais no TikTok em 2020; a partir disso, os pesquisadores tiveram que decidir se aquele artista já estava estabelecido ou se essa era a sua grande chance.

Investigando os ouvintes mensais do Spotify daqueles artistas, o número de vezes que eles foram reproduzidos e o número de faixas que eles lançaram, os responsáveis pelo estudo chegaram a uma lista de 125 artistas que se tornaram virais no TikTok em 2020 e que, segundo os dados da Chartmetric, tiveram grandes oportunidades graças aos virais.

Próximos passos depois dos virais do TikTok

O estudo que foi compartilhado através de um documentário disponibilizado no canal do YouTube da Vox revela alguns detalhes sobre a correlação entre a viralização e o aumento do streaming de músicas.

A analise mostra que um artista indie passou de 0 ouvintes mensais no Spotify em 16 de agosto de 2021 para 3,4 milhões em outubro de 2021 — nestes dois meses, o que ocorreu foi justamente um vídeo extremamente viral do TikTok. Atualmente, esse mesmo artista tem mais de 8 milhões de ouvintes mensais.

A pesquisa aponta que esse fenômeno, chamado de “Pipeline do TikTok para o Spotify”, aconteceu com quase todos os 125 artistas nos quais os pesquisadores focaram. Sendo assim, cada um deles viu um aumento significativo em seus ouvintes mensais após um vídeo viral na plataforma de vídeos curtos..

Com o TikTok se tornando uma forma de descoberta de música para outros serviços de streaming, as gravadoras viram uma oportunidade de aumentar os ouvintes mensais de seus clientes e, por isso, não é de se estranhar que estejam se concentrado em crescer na plataforma e gerando situações como as que foram comentadas recentemente por artistas como Halsey, Florence Welch, Oli Sykes e até Anitta.

Influência do TikTok na indústria da música

O Digital Music News destaca que, além dos vídeos virais do TikTok ajudarem os artistas iniciantes a conquistarem um maior público, eles também influenciam nos pagamentos das gravadoras.

Isso porque artistas que conseguem alcançar um sucesso viral podem fazer com que as gravadoras recebam mais royalties do Spotify. Ou seja, se algum selo puder contratar mais artistas virais do TikTok do que outro, este obterá uma parcela mais significativa do pool de royalties do Spotify como resultado.

Além disso, o documentário mostra que o engajamento do TikTok parece ter refletido em como as grandes gravadoras estão dispostas a conceder participação de mercado do Spotify a artistas independentes ou auto-lançados.

O estudo encontrou ainda uma queda constante nos últimos quatro anos na participação de mercado de grandes gravadoras no Spotify. Por outro lado, a estratégia utilizada pelas gravadoras tem sido monitorar a plataforma chinesa de perto e investir em novos criadores de sucesso.

Outro conjunto de dados analisado pelos jornalistas do The Pudding comprova isso ao mostrar que, dos 367 artistas que conseguiram contratos de gravação após janeiro de 2020, 129 deles o fizeram por conta de viralização no TikTok. Quando comparado ao grupo original de 125 artistas, 46% deles passaram de sem contrato para um contrato com uma grande gravadora.

Você pode conferir o documentário na íntegra, em inglês, sobre os virais do TikTok no player abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!