Oli Sykes (Bring Me The Horizon) no Lollapalooza Brasil
Foto por Stephanie Hahne

Nos últimos dias, o TikTok virou o centro dos assuntos por conta de diversas declarações polêmicas de artistas gigantes. Agora, Oli Sykes, vocalista do Bring Me the Horizon, é mais um a se juntar ao coro que vem reclamando da pressão das gravadoras com relação ao uso da rede social.

Como a gente te contou aqui, artistas como Halsey e Florence Welch desabafaram sobre a necessidade de produzir conteúdo para a plataforma, inclusive citando que os selos tomam decisões de investimento e lançamento de músicas com base nos resultados obtidos por lá. Essa fala foi ecoada inclusive por Anitta, que usou o exemplo de “Envolver” para ilustrar a situação.

Agora, em conversa mais recente, Sykes teve uma fala bastante similar à de Mike Shinoda, do Linkin Park, que reclamou do fato de artistas estarem comprometendo sua criatividade musical por conta dessa necessidade. Oli, além de afirmar que o BMTH poderia “ser duas vezes maior se [jogasse] o jogo”, disse (via Metal Injection):

Eu me sinto mal por essa geração de artistas. A maioria das gravadoras quer que você faça esquetes para o TikTok ou fique pensando sobre a sua presença nas redes sociais, e isso por si só é um trabalho em tempo integral. Eu não consigo imaginar como seria ser um artista novo e ter essa responsabilidade. Não é só fazer música, você também tem que ser um ator, praticamente. Eu estou assistindo com a minha esposa agora e é uma loucura.

É, não é fácil! Por outro lado, entretanto, artistas independentes têm tido uma visibilidade fora do comum graças à plataforma, como é o caso recente do fenômeno “ACORDA PEDRINHO”, da banda Jovem Dionisio. Você pode entender esse caso melhor por aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!