Gigantes da música revelam pressão de gravadoras por viral no TikTok
Reprodução / TikTok

Alguns artistas estão frustrados com as exigências de suas gravadoras em relação ao TikTok e decidiram expor as situações pelas quais estão passando.

O assunto viralizou nas redes sociais no último final de semana, após alguns perfis reunirem uma série de desabafos de artistas como Halsey, Florence Welch (vocalista do Florence + The Machine) e outras celebridades.

A publicação mais recente foi feita por Halsey através de sua conta na plataforma chinesa. Por ali, a cantora revelou que sua gravadora só irá lançar sua nova música caso ela consiga “inventar um viral no TikTok”. Ela escreveu enquanto se filmava ouvindo a música inédita:

Basicamente, eu tenho uma música que eu amo e eu quero lançar urgentemente. Mas minha gravadora não deixa. Eu estou nesta indústria há oito anos, e eu vendi mais de 165 milhões de discos e minha gravadora está dizendo que eu não posso lançar a menos que eles possam inventar um momento viral no TikTok.

Tudo é marketing. E eles estão basicamente fazendo isso com todos os artistas hoje em dia. Eu só quero lançar música, cara. E eu mereço mais. Estou cansada.

Outro depoimento que circulou pela internet foi de Florence Welch, que recentemente compartilhou um vídeo em sua conta do TikTok em que sua insatisfação fica perceptível antes de começar a cantar um trecho de uma música. Acompanhando o vídeo, ela escreveu:

A gravadora está me implorando por ‘tiktoks low fi’, então aqui está. Por favor me mandem ajuda.

Brincadeira com um fundo de verdade, né?

Artistas e pressão por vídeos virais no TikTok

A publicação com os relatos dos artistas também apresenta o print de um vídeo da cantora FKA twigs, no qual ela declara:

É verdade que todas as gravadoras pedem TikToks e eu fui repreendida hoje por não me esforçar o suficiente.

Quem também falou sobre o tema foi Zara Larsson, que recentemente fez um comentário irônico no Twitter após um fã clube anunciar que a artista tinha publicado “três novos TikToks”. Ela compartilhou o tweet, dizendo:

Eu sei que meu empresário está em algum lugar celebrando com champanhe.

Depois que o assunto viralizou e muitos internautas criticaram o TikTok por de certa forma influenciar negativamente a indústria criativa, desabafos e deboches anteriores de outros artistas foram surgindo nas redes sociais.

Um internauta, por exemplo, compartilhou o print de um vídeo do TikTok de Ed Sheeran em que ele aparece comendo um salgadinho enquanto ouve sua música “2Step”, em parceria com Lil Baby, e junto com o vídeo ele escreveu:

Quando você deveria estar fazendo promoções para sua música, mas você realmente quer um salgadinho e decide que comer um salgadinho pode ser uma promoção para uma música porque todo mundo adora salgadinhos.

Vale lembrar que, pouco antes de lançar seu novo disco 30 no ano passado, Adele também falou sobre como a música atualmente se tornou efêmera demais por conta do TikTok.

Saiba mais aqui e confira abaixo algumas publicações dos artistas e suas opiniões sobre engajamento no TikTok. Clicando aqui e aqui você pode conferir, respectivamente, os vídeos de Halsey e Florence na plataforma chinesa.

 

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!