Anitta no clipe de Envolver
Reprodução / YouTube

Anitta entrou para a lista de artistas que desabafaram sobre a pressão das gravadoras por virais no TikTok.

A cantora realizou uma live na última quarta-feira (25) para esclarecer algumas decisões de sua carreira e aproveitou para soltar o verbo sobre o funcionamento da indústria da música, assim como Halsey e Florence Welch fizeram recentemente.

Falando com seus seguidores, Anitta declarou:

Investimento e apoio de carreira não é uma coisa que eu tenho muito, então eu tenho que lutar cada momento para conseguir o apoio. A gravadora hoje em dia se liga muito no TikTok, o que viraliza, e se não tem um sucesso logo de cara é isso. Eles dão tchau e foda-se.

Em seguida, a cantora usou como exemplo seu hit “Envolver”, que ficou em primeiro lugar do top global do Spotify e ajudou a dar mais destaque ao lançamento de seu novo disco Versions of Me:

É que nem ‘Envolver’, eu só gravei por pura insistência minha, e só foi viralizar depois. Então é difícil você convencer as pessoas a continuarem o trabalho [de divulgação] mesmo que não seja um sucesso instantâneo.

Servindo como exemplo, o aclamado single foi lançado por Anitta em Novembro do ano passado e teve uma forte repercussão apenas este ano, depois que um desafio com a coreografia da música viralizou nas redes sociais.

Anitta e vídeos virais no TikTok

Na transmissão ao vivo, a artista ainda revelou o caso de sua faixa “Gata”, que inicialmente conseguiu atingir o retorno esperado no TikTok e a gravadora deu o aval para que ela fizesse o clipe da música. No entanto, depois que teve uma queda na plataforma, eles voltaram atrás.

Apesar das exigências envolvendo as gravadoras, Anitta disse que é uma usuária frequente do TikTok e não tem nada contra a plataforma em si. Ela ainda destacou que respeita os profissionais que focam suas carreiras por lá, e é importante ressaltar que há diversos casos de artistas independentes que vêm conseguindo espaço por conta da plataforma — como é o caso recente da Jovem Dionisio, responsável pelo hit “ACORDA PEDRINHO”.

Apesar dos conflitos, Anitta confirmou na live que a versão deluxe de Versions of Me está prevista para ser lançada no início do próximo mês. O projeto contará com duas músicas inéditas, uma em inglês e outra em espanhol, e a cantora acredita que o público “vai amar” as faixas.

Você pode conferir a live completa de Anitta no player abaixo.

Gravadoras e TikTok

No início desta semana, internautas debateram nas redes sociais sobre a influência do TikTok na indústria criativa depois de diversos artistas terem exposto as exigências de suas gravadoras em relação à plataforma. Te contamos com mais detalhes aqui.

https://youtu.be/My_oqOF_hXA

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!