Glauber Rocha Deus e o Diabo 2
Deus e o Diabo na Terra do Sol (Foto: Divulgação)

Um dos maiores clássicos do cinema nacional, Deus e o Diabo na Terra do Sol foi restaurado em 4K e será exibido no Festival de Cannes deste ano, no dia 18 de maio. O projeto de restauração do filme de Glauber Rocha foi liderado por Paloma Rocha, filha do diretor, e pelo produtor Lino Meireles.

A cópia restaurada ganhou um teaser oficial antes da estreia no festival, como você pode conferir ao final da matéria.

Glauber Rocha e o Festival de Cannes

Este será o 75º Festival de Cannes e Deus e o Diabo na Terra do Sol será exibido na mostra Cannes Classics. Ela é dedicada a filmes clássicos e à preservação do patrimônio cinematográfico mundial.

Este, que é o segundo longa da carreira de Glauber Rocha, estreou em 1964, justamente no Festival de Cannes, quando foi indicado à Palma de Ouro. O filme tem influências literárias de Graciliano Ramos, José Lins do Rego e Euclides da Cunha.

A restauração

O projeto de restauração teve início em 2019, quando Lino Meireles se juntou a Paloma Rocha com o objetivo de reviver um dos maiores clássicos do cinema brasileiro. O trabalho se encerrou em 2022, mais de 40 anos após a morte de Glauber.

Parte da filmografia do diretor, infelizmente, foi perdida no incêndio que atingiu a Cinemateca em julho de 2021, mas as películas 35mm de Deus e o Diabo na Terra do Sol se mantiveram intactas.

Continua após a foto

Glauber Rocha Deus e o Diabo 2
Deus e o Diabo na Terra do Sol (Foto: Divulgação)

Sinopse

O filme conta a história do vaqueiro Manuel (Geraldo del Rey) e sua esposa Rosa (Yoná Magalhães), que fogem para o sertão depois que ele mata um coronel que tenta enganá-lo. Em um ambiente violento e assolado pela seca, eles encontram duas figuras icônicas: Sebastião, que se diz divino, e Corisco, que se descreve como demoníaco. Eles devem confiar seus destinos a eles, pois fazendeiros querem vingar a morte do coronel e mandam o mercenário Antonio das Mortes encontrar o vaqueiro.

Deus e o Diabo na Terra do Sol em 4K

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!