Bruce Willis em 2006
Foto de Bruce Willis via Shutterstock

Com a notícia de que Bruce Willis está se afastando da carreira de ator após ser diagnosticado com afasia, alguns funcionários que trabalharam com ele nos últimos anos revelaram que já estavam preocupados com o estado cognitivo do ator.

De acordo com o Los Angeles Times (via New York Post), entre os relatos de mais de 20 pessoas que estiveram em contato com Willis nos sets de filmagem em seus últimos trabalhos, foi apontado que o ator esquecia suas falas e até teria chegado a disparar uma arma cenográfica fora de hora.

Nas gravações do filme Difícil de Matar, em Cincinnati, em 2020, a atriz Lala Kent conta que ao interpretar a filha de Bruce o ator disparou uma arma cenográfica acidentalmente contra ela.

Willis deveria dizer uma frase que iria servir como deixa para que Kent se abaixasse, porém ele esqueceu e acabou disparando em suas costas. Ela explicou:

Como eu estava de costas para ele, eu não estava ciente do que estava acontecendo atrás de mim. Mas da primeira vez, foi como, ‘Não é grande coisa, vamos recomeçar.’

Ela conta que mesmo tendo pedido para o diretor Matt Eskandari lembrar Willis de dizer sua fala, na tomada seguinte a mesma situação aconteceu.

O portal tentou entrar contato com o diretor para confirmar a situação, mas não teve resposta. Enquanto isso, outro funcionário da equipe disse que se lembra de ter visto Lala Kent sendo atingida e outra pessoa disse que se lembra de um incidente em que Willis “disparou a arma na linha errada”. Ele disse:

Sempre nos certificamos de que ninguém estava na linha de fogo quando ele estava manuseando armas.

Últimas gravações de Bruce Willis

Outra situação abordada pelo Los Angeles Times aconteceu na produção do filme Fuga da Morte, que também foi gravado em 2020.

O diretor Mike Burns enviou um e-mail ao roteirista do longa em Junho daquele ano, pedindo para que as falas de Bruce Willis fossem reduzidas e o tempo de diálogo também. Ele teria dito:

Parece que precisamos reduzir a contagem de páginas de Bruce em cerca de 5 páginas. Também precisamos abreviar um pouco o diálogo dele para que não haja monólogos, etc.

Burns chegou a dizer que não sabia da gravidade da condição mental de Willis até que encontrou o ator no set de filmagem. Ao LA Times ele relatou:

Após o primeiro dia de trabalho com Bruce, pude ver em primeira mão e percebi que havia um problema maior em jogo aqui e por que me pediram para encurtar suas falas.

Ele ainda disse que foi forçado a filmar todas as cenas de Willis, aproximadamente 25 páginas de diálogo, em apenas um dia. Burns ainda revelou que após filmar Wrong Place, no ano passado, ele decidiu que não ia mais gravar filmes com Willis.

Outro episódio que chamou atenção dos colegas do ator aconteceu no set do filme de baixo orçamento White Elephant.

O diretor Jesse Johnson apontou que durante as filmagens “ficou claro que ele não era o Bruce que eu lembrava.” Dois membros da produção revelaram que em determinado momento Willis perguntou:

Eu sei por que você está aqui e sei por que você está aqui, mas por que estou aqui?

Uma das fontes acrescentou:

Foi menos um aborrecimento e mais como: ‘Como não fazemos Bruce ficar mal?’ Alguém lhe dava uma frase e ele não entendia o que significava.

Ele estava apenas sendo uma marionete.

Framboesa de Ouro e Bruce Willis

A famosa premiação Framboesa de Ouro, que costuma eleger o que há de pior no cinema, como um “Oscar às avessas”, decidiu extinguir a categoria criada exclusivamente para Bruce Willis.

A categoria especial, intitulada “Pior Performance de Bruce Willis em um Filme de 2021”, destacava as oito produções que ele estrelou no ano passado, e teve Invasão Cósmica como vencedora.

Inicialmente, após o diagnóstico de afasia do ator, os fundadores da Framboesa de Ouro John Wilson e Mo Murphy defenderam a permanência da premiação e ainda compartilharam uma piada infeliz que dizia:

Talvez isso explique por que ele queria sair com tudo em 2021.

Mais tarde, os fundadores voltaram atrás e decidiram rescindir o prêmio. Eles anunciaram a notícia em um comunicado divulgado pelo The Wrap, que diz (via Screen Rant):

Depois de muita reflexão e consideração, o Framboesa de Ouro tomou a decisão de rescindir o Prêmio Framboesa de Ouro dado a Bruce Willis, devido ao seu diagnóstico recentemente divulgado. Se a condição médica de alguém é um fator em sua tomada de decisão e/ou seu desempenho, reconhecemos que não é apropriado dar-lhe uma Framboesa de Ouro.

LEIA TAMBÉM: Emocionante: Sylvester Stallone reage ao afastamento de Bruce Willis do cinema

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!